Tomar | RI15 assinalou Dia da Unidade (c/ fotogaleria e vídeo)

Dia da Unidade do RI15. Foto: mediotejo.net

O Regimento de Infantaria n.º 15 (RI15), sediado em Tomar, assinalou o seu Dia da Unidade esta terça-feira, dia 21, com uma cerimónia militar presidida pelo Vice-Chefe de Estado Maior do Exército, Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira. A comemoração reuniu representantes de entidades civis e militares da região em diversos momentos simbólicos que marcaram a manhã.

PUB

O Vice-Chefe de Estado Maior do Exército foi recebido pelo Comandante do RI15, Coronel de Infantaria Francisco Narciso, na Porta de Armas, pouco antes da homenagem aos militares caídos em combate e, durante a qual, esteve ladeado pela presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas. A comitiva ocupou de seguida os lugares na tribuna de honra, perante as forças em parada que minutos depois entoavam o Hino Nacional perante o Estandarte Nacional.

A palavra passou então para o Comandante do RI15, tendo o Coronel de Infantaria Francisco Narciso partilhado o percurso realizado desde os primórdios desta unidade militar com origem no 2º Regimento de Infantaria de Olivença. Até à data, passaram mais de dois séculos, mais precisamente 213 anos, e desde então multiplicaram-se as ações militares e as missões de apoio à população dentro e fora das fronteiras nacionais.

Tomar | Dia da Unidade do RI15

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 21 de maio de 2019

O mediotejo.net acompanhou em direto o momento em que se cantou o Hino Nacional

Entre as missões no estrangeiro encontra-se o aprontamento da 3ª Força Nacional Destacada (FND) Conjunta / MINUSCA, que esteve no teatro de operações da República Centro Africana, e cujos militares integraram as forças em parada. Atualmente, encontra-se em fase de aprontamento a 6ª FND, composta por alguns elementos que integraram anterior e outros que agora se juntam nesta missão, estando prevista a sua certificação em setembro deste ano.

PUB

O Comandante apontou o “potencial humano” como o elemento mais importante e dirigiu-se aos militares presentes, transmitindo palavras de incentivo e confiança para que continuem a seguir o seu rumo de forma firme e constante para “servir Portugal onde e quando for necessário”. O legado deixado pelos militares que fazem a História centenária do RI15 foi sublinhado nesta intervenção, assim como na do Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira.

O Vice-Chefe de Estado Maior do Exército exortou os presentes a seguirem “um trilho de excelência”, merecendo “sentir o maior orgulho da vossa história, mas também a responsabilidade de a continuar”. Os discursos também coincidiram no papel fundamental da vertente humana no desempenho da missão, com o Tenente-General a destacar que “para qualquer exército, o mais importante são as mulheres e os homens que juraram servir a pátria”.

Desfile das tropas em parada. Foto: mediotejo.net

A cerimónia teve outros pontos altos, como a imposição de condecorações, que começou com a atribuição da Medalha de Ordem Militar de Avis, grau Oficial, ao Major de Infantaria Paraquedista Vladimir Cancela. Seguiu-se a Grã-Cruz da Medalha de Mérito Militar, de quarta classe, recebida pelo Sargento de Infantaria Paraquedista Nelson César, seisMedalhas de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército.

O Alferes Técnico de Saúde Abel Valente recebeu a de terceira classe e a de quarta classe foi imposta ao Sargento Ajudante de Infantaria Paraquedista Luís Eugénio, ao 1º Sargento de Infantaria Paraquedista Christian Farinha, ao 1º Cabo RCPara Diogo Fernandes, ao Soldado RCPara Kevin da Costa, e ao Soldado na Reserva da Disponibilidade Tiago do Carmo.

A cerimónia oficial do Dia da Unidade do RI15 terminou com o desfile das tropas em parada e o concerto do destacamento do Porto da Banda do Exército. O final das comemorações ficou marcado por uma visita à exposição estática do do 1BIPara / 6ª FND (MINUSCA), próxima do local onde se realizou o almoço com os convidados.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here