Tomar | PSD sugere plano de gestão para árvores em espaço público

Na sequência do acidente ocorrido a 9 de agosto com a queda do ramo que envolveu um munícipe tomarense que estava sentado na Praceta Alves Redol, em Tomar, o vereador do PSD, José Delgado, fez uma exposição na reunião de segunda-feira, 13 de novembro, sugerindo a criação de um Plano de Gestão Ambiental que acautele a manutenção das árvores que se encontrem plantadas em espaço urbano.

PUB

José Delgado referiu que a requalificação de espaços exteriores é uma boa oportunidade para corrigir certas situações. “Todos nós sabemos que as árvores existentes em Tomar são, em geral, muito antigas e num estado que não é o melhor. Muitas vezes parece que estão bem mas com o vento ou grandes chuvadas podem cair ou os seus ramos”, começou por referir.

Para o vereador do PSD, “é muito importante que os especialistas estudem o tipo de árvore a implantar, as substituições que se devem fazer quer devido à sua idade quer devido à sua inadequação em relação ao local onde estão implantadas”, disse, acrescentando que devem ser canalizadas verbas para resolver a situação.

A presidente da autarquia, Anabela Freitas (PS), referiu que concordou com esta exposição, salientando que não existindo recursos próprios para desenvolver este trabalho a autarquia terá que contratar alguém para fazer este serviço em “outsourcing”.

Refere  ainda que esta é uma matéria para ser acompanhada pela Comissão do Ambiente criada no âmbito da assembleia municipal.
Em relação ao munícipe, que acabou por falecer ao fim de dois meses de internamento, a autarca garante que esteve sempre a acompanhar a situação, aguardando um relatório que prove a relação causa-efeito do acidente ocorrido com a sua morte.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here