Tomar | Poluição no Rio Nabão gera visita do Ministro do Ambiente em junho

A poluição no rio Nabão foi um dos assuntos que esteve em cima da mesa na última reunião de câmara, a 22 de maio, com a presidente da autarquia, Anabela Freitas a dar conta que o Ministro do Ambiente vai deslocar-se ao concelho a 8 de junho, acrescentando que “as entidades responsáveis já identificaram um conjunto de prevaricadores em relação à poluição no rio”.

O assunto começou por ser abordado pelo vereador dos Independentes por Tomar, Pedro Marques, a propósito dos maus cheiros provenientes da ETAR de Seiça considerando o mesmo que deveriam ser recolhidas amostras nessa unidade. Após esta intervenção, a presidente da câmara referiu que, há cerca de 15 dias, quando foi detetado um foco de poluição na água, a saída da ETAR estava “completamente limpa”, sendo que as entidades responsáveis já conseguiram identificar um conjunto de prevaricadores. A autarca acrescentou ainda que vai ser mantido o reforço da monotorização.

O vereador Bruno Graça (CDU) interveio também afirmando que tem muitas dúvidas em relação à ETAR e que muitos aspetos deveriam ser tornados públicos, tal como apurar a quantidade de lamas que a mesma produz e onde são colocadas.

PUB

Em relação à identificação dos prevaricadores, o vereador Pedro Marques referiu que a mesma não é novidade, alertando para os veículos que estão autorizados a despejar fossas. Considera o vereador independente que se deviam tomar medidas para resolver estas situações. Já o vereador João Tenreiro, do PSD, reiterou que era importante uma maior monotorização do rio Nabão, para se poder controlar os focos de poluição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here