Tomar | Planos mostra 30 curtas-metragens no cineteatro Paraíso

Município torrejano aprovou cedência de instalações ao Cineclube de Torres Novas

A quarta edição do Planos – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar vai mostrar, de sexta-feira a domingo, no cineteatro Paraíso, 30 curtas-metragens, selecionadas de mais de 3.000 candidaturas recebidas.

Com cinco sessões competitivas ao longo dos três dias do festival, a edição deste ano apresenta sete filmes portugueses, estando o Irão e a França representados com quatro películas cada. As restantes participações são provenientes da Suécia, Rússia, Brasil, Itália, Espanha, Tanzânia (com a primeira participação de um país africano), República Checa, Reino Unido, Holanda, Singapura, Israel, índia, Ucrânia e Estados Unidos (numa coprodução com a Roménia).

Além dos filmes em competição, o festival contará com espaços para convidados mostrarem o seu trabalho, com Virgínia Barbosa, realizadora filiada à Tripé (organizadora do evento), a abrir o festival para falar do seu percurso e dar a conhecer duas das suas obras premiadas, seguindo-se, no sábado à noite, Marco Amaral, que falará dos seus dois filmes mais recentes, “Outono” e “Três Anos Depois”, e, no domingo à tarde, Mário Gajo de Carvalho, sobre os documentários em formato de curta-metragem, afirma uma nota da Câmara de Tomar (Santarém).

O festival inclui uma sessão especial presidida pelos organizadores do Leiria Film Fest, Bruno Carnide e Cátia Biscaia, um espaço dedicado às crianças, com Planinhos, uma sessão especial infantil organizada pelo Cineclube de Tomar, e a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores da competição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here