Tomar | Linhaceira assinala 30 anos de um Carnaval levado (muito) a sério

Carnaval da Linhaceira em 2019. Foto: Luís Ribeiro

Organizado ininterruptamente há 30 anos, o Carnaval da Linhaceira, aldeia na freguesia de Asseiceira, concelho de Tomar, tem quatro dias recheados de folia, boa disposição e carros alegóricos prontos a sair à rua. Este é dos eventos carnavalescos mais badalados da região e atrai sempre um grande número de visitantes dos concelhos vizinhos, distinguindo pela qualidade dos carros, guarda-roupas e temas representados. Caso para se dizer, que a brincar, a brincar, o povo da Linhaceira leva o Carnaval muito a sério, celebrando-o intensamente depois de muita organização e dedicação nos preparativos de ano para ano. Humor, alegria e irreverência estão prometidos sendo provas disso o corso que desfila pela rua e a Grande Porcalhada.

O Carnaval realiza-se de forma continuada desde 1991 nesta aldeia tomarense e ganhou consistência com o envolvimento da Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira. Com cerca de um milhar de habitantes, Linhaceira aparece já referida em documentos do início do século XVI, e história do Entrudo na aldeia dá para perceber o quão depressa esta festividade se afirmou como um dos seus principais acontecimentos e talvez o mais aguardado.

Este ano o programa conta com quatro dias de folia e animação, entre 22 e 25 de fevereiro.

PUB

No dia 22, sábado, a festa começou pelo baile com o grupo musical PA3, sendo que nessa mesma noite foram oficialmente apresentados o Rei e a Rainha do Carnaval de 2020 já anunciados em janeiro – Nuno Oliveira e Sílvia Figueiredo.

Foto: Luís Ribeiro

Este domingo, arranca um dos pontos altos do programa, com o Grande Corso de Carnaval a arrancar pelas 14h30 com a animação musical dos Gaiteiros “Os Patos Bravos”. A animação estende-se até à noite, onde não falta o baile para um pé de dança e onde haverá eleição do Melhor Mascarado, ao som dos Remédiu Santu.

PUB

E para a semana começar da melhor forma, e a antever o Entrudo, há mais baile com música de Élsio Nunes Band e as suas Bailarinas.

Na terça-feira de Carnaval, o segundo momento alto das atividades, com a Grande Porcalhada a acontecer pelas 15h00. A partir das 17h00, para não se perder nem a animação, nem o aquecimento para o resto da semana, continua-se o bailarico com a matiné ao som de Élsio Nunes. Pelas 19h00, irão ser conhecidos os vencedores do 30º Concurso de Fatos de Papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here