Tomar | III Peregrinação solidária ajuda a Cáritas a angariar verbas (c/vídeo)

Pelo terceiro ano consecutivo, um grupo de amigos tomarenses está a organizar uma “Peregrinação Solidária” de cerca de 30 quilómetros entre Tomar e Fátima. A iniciativa vai decorrer a 18 de maio, sexta-feira, e tem como objetivo angariar verbas para a Cáritas Paroquial de Tomar. O evento foi apresentado em conferência de imprensa no dia 6 de abril, no edifício da antiga Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais.

Iniciativa foi apresentada em conferência de imprensa realizada a 6 de abril Foto: mediotejo.net

Cada inscrição – cujo valor pode ser de cinco ou três “pés” (para estudantes dos Agrupamentos de Escolas) –  corresponde à atribuição de uma pulseira para identificar o caminheiro/peregrino que se habilita a alguns prémios.

A partida é feita pelas 23h59 na Cerrada dos Cães, perto do Terreiro Dom Gualdim, junto à entrada do Castelo Templário. As pulseiras podem ser adquiridas mesmo por quem não quiser participar na Peregrinação, podendo entregar as mesmas a terceiros.

A organização pede aos participantes que cheguem por volta das 23h00. Há dois abastecimentos durante o percurso e um outro à chegada a Fátima. As inscrições podem ser feitas nas escolas-sede dos Agrupamentos, na Livraria Católica, na Cáritas e na Junta de Freguesia de Santa Maria. O cartaz foi feito a partir de uma aguarela de Cristina Marques e composto por Susana Marmelo.

Maria Celeste Sousa, do Agrupamento Nuno de Santa Maria, agradeceu a todos os que colaboram na organização desta iniciativa, entre muitas entidades e particulares. “Todos juntos seremos melhor e é a isso que nos propomos”, atestou, acrescentando que “vai existir apoio a nível desportivo, a nível de enfermagem e ao nível logístico”.

PUB

Susana Vieira, adjunta da direção do Agrupamento Templários disse, por sua vez, que o Agrupamento está disponível para colaborar no que for necessário, nomeadamente na divulgação da iniciativa junto da comunidade escolar ou dando apoio durante o percurso. “O facto de haver uma parceria entre várias entidades faz com que seja mais fácil fazer algo e de se apoiarem uns aos outros. Estamos cá para ajudar”, disse.

Uma das imagens da edição do ano passado Foto: Luís Ribeiro

Carlos Piedade Silva recordou que esteve sempre presente neste evento desde a primeira caminhada, a convite do seu amigo Luís Boavida – que fundou a Associação Luís Boavida – que por motivos de saúde não pode estar presente. “Tem sido um homem que tem feito de tudo para o bem desta cidade e dos outros e que, infelizmente, por motivos de saúde não pode estar aqui neste lugar hoje. Espero que para o ano possa estar aqui. Este é um evento que merece o empenho de todos”, disse, emocionado.

José Carlos indicou, por sua vez, o percurso da Peregrinação Solidária, entre Tomar e Fátima. “Independentemente do objetivo solidário e da fé das pessoas que fazem esta percurso há também o objetivo de proporcionar às pessoas uma caminhada com conforto e segurança”, referiu, acrescentando que “esta será uma boa oportunidade para cumprir uma promessa de ir a pé a Fátima adiada”.

“É difícil conseguir encontrar uma organização que consiga reunir todas estas condições para fazer uma caminhada, assegurando o transporte de regresso”, frisou.

José Carlos, que está na organização desde a primeira hora, referiu que “o percurso é de cerca de 30 quilómetros, com um plano de itinerário que vai libertar os participantes de enganos. Os peregrinos vão ser acompanhados por um grupo de pessoas que estão lá para alguma eventualidade”.

Escuteiros também participam nesta iniciativa solidária Foto: Luís Ribeiro

Joaquim Palricas, enfermeiro, voltou a evocar Luís Boavida, um dos mentores desta iniciativa solidária e disse que a causa merece o empenho de todos, chamando atenção para quem pretende participar. “Isto é uma peregrinação, não é uma competição. As pessoas participam porque querem. Devem fazer a caminhada de acordo com as suas condições físicas, sendo que vai haver um apoio contínuo”, disse, aconselhando as pessoas a levar água, calçado adequado e mais do que um par de meias. “Não se deve estrear calçado neste dia”, recomendou.

Por seu lado, Nuno Costa, responsável pela parte de preparação física, recordou o seu projeto de Caminhadas em Tomar, às quartas-feiras à noite, às 21h00, na Praça da República e aos sábados de manhã junto à Mata dos 7 Montes (contribuição de 1 euro que reverte a favor do CAT) com duração de hora e meia. “É importante que quem vá participar nesta Peregrinação faça já esta preparação física. No próprio dia vai haver um aquecimento para preparar os músculos e articulações para esta caminhada, de sete ou oito horas, e ainda vão ser sorteados antes da partida alguns prémios fornecidos por patrocinadores”, disse.

Peregrinação Solidária juntou 500 caminheiros em 2017 Foto: Luís Ribeiro

Célia Bonet, presidente da Cáritas, disse que “a instituição vive do apoio das empresas e dos particulares do concelho, sem apoio estatal. Estes eventos, que partem de particulares, é um meio de angariar fundos e de juntar a população por uma causa justa e que motiva as pessoas”, sublinhou, acrescentando que “a Cáritas apoia neste momento cerca de 500 utentes”.

A presidente da instituição referiu ainda Luís Boavida como um dos mentores desta iniciativa e destacou a colaboração dos Agrupamentos de Escolas e Escuteiros: “é muito importante envolver crianças e jovens nestas iniciativas”, disse.

A GNR, PSP e Bombeiros também vão ajudar durante o itinerário. “Agradeço aos Agrupamentos de Escolas, aos Escuteiros, à Associação Luís Boavida, a todas as empresas que vão patrocinar os prémios e os abastecimentos ao longo do percurso, à Junta de Freguesia Urbana que nos cedeu o espaço para esta conferência de imprensa, a todos os peregrinos, aos voluntários que colocaram de pé esta terceira peregrinação e comunicação social pela divulgação da iniciativa”, concluiu Célia Bonet, ambicionando que o número de participantes ultrapasse o meio milhar.

Tomar / Conferência de Imprensa de apresentação da Peregrinação Solidária da Caritas — 18 de maio

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 12 de Abril de 2018

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here