Tomar | Festa dos Tabuleiros promove-se em Madrid com nova App (reportagem)

Mais de cem pessoas quiseram experimentar a nova App da Festa dos Tabuleiros, que se mostrou esta semana pela primeira vez na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, em Espanha. Os visitantes mostraram-se divertidos enquanto tiravam a foto onde simulavam a colocação de um Tabuleiro da Festa de Tomar à cabeça. Após participarem nesta experiência, recebiam o resultado final no seu email, podendo partilhar a foto nas redes sociais. O mediotejo.net acompanhou a deslocação da presidente da autarquia, Anabela Freitas, e da vereadora da Cultura, Filipa Fernandes, à capital espanhola, àquela que é considerada uma das maiores feiras do sector turístico.

Saindo de Tomar ainda noite escura, pelas 5 da manhã, chegaríamos a Madrid por volta das 11 horas, depois de uma viagem marcada pela greve dos taxistas espanhóis, que nos obrigou a recorrer ao metro e evidenciada no forte cordão de segurança que encontrámos no exterior do Parque de Feiras. Já no interior, encontramos Tomar representado num stand com uma nova imagem, onde saltam à vista as referências à Sinagoga. Mas é a Festa dos Tabuleiros que ganha maior relevância, tendo sido distribuídos folhetos informativos em várias línguas, um raminho em miniatura evocativo da Festa, sendo que no mesmo foi colocado um manequim feminino trajado com um tabuleiro real, para quem quisesse ver de perto os pormenores da Festa.

PUB

Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, e o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, também experimentaram a nova “App” e elogiaram a iniciativa do município que consideraram ser ‘fora da caixa’. “É espectacular esta presença tecnológica e uma presença futurista na FITUR, numa das principais feiras mundiais e aqui Tomar a afirmar-se com esta App em que as pessoas ficam com a sensação que estão também a transportar o tabuleiro”, disse. Para já a aplicação ainda não é de acesso público e só pode ser utilizada nos equipamentos onde está instalada. Permite simular a colocação de um tabuleiro em cima das caras que estão na imagem. Entre o desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento gráfico, a App demorou um mês a ficar pronta.

A presidente da Câmara de Tomar e a vereadora da Cultura foram das primeiras a experimentar a nova App Foto: mediotejo.net

A Secretária de Estado do Turismo considera que “cada vez mais, a cultura portuguesa é uma forma de afirmação internacional”, sendo que os turistas do futuro procuram experiências únicas, autênticas e que só se vivam em determinado sítio, como é o caso da Festa dos Tabuleiros em Tomar”, disse. O presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, que também visitou o stand do município neste primeiro dia, considera que é importante esta presença da região no mercado espanhol.

“Espanha teve em 2018 mais de 800 mil dormidas no centro de Portugal. É um destino com quem temos grandes afinidades culturais e linguísticas e é um destino de proximidade. Acaba por ser um mercado interno alargado”, disse. Sobre a App que experimentou, “um passatempo bastante divertido”, considera que é “um valor acrescentado para a projecção de Tomar”.  Além de Tomar estavam presentes, da região centro, os municípios de Viseu, Idanha-a-Nova, Alenquer e Nazaré.

Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, visitou stand do município de Tomar Foto: mediotejo.net

Lola Villanueva, turista espanhola, não conhecia a Festa dos Tabuleiros e também quis experimentar a App. De Portugal só conhece Lisboa, Porto, Algarve e Alentejo mas ficou com vontade de conhecer Tomar. “Gostei muito do stand que trouxeram a Madrid”, disse.
Graça Barroso já conhecia a Festa dos Tabuleiros mas como operadora de uma Agência de Viagens de Viana do Castelo. “Mandamos imensos grupos para a Festa dos Tabuleiros e já temos grupos agendadas para este ano. São festas mais tradicionais, coloridas”. Em relação à App, refere que as pessoas ficam com uma ideia mais clara do que é a tradição, podendo ainda atrair mais jovens a participar na Festa.

PUB

Arie Zribi conhecia a Sinagoga de Tomar e também a Festa dos Tabuleiros e questionou se o Templo judaico já estava de novo aberto para visitas, após as obras. “Já estive em Tomar várias vezes. A Sinagoga de Tomar é a principal razão porque levo lá grupos, especialmente no Verão, uma vez que é a Sinagoga mais antiga de Portugal”, explicou o guia turístico de Israel, muito entusiasmado com esta presença de Tomar na FITUR, onde foi à busca de parcerias e contactos.

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, refere que esta participação traduz a aposta que o município está a fazer no mercado interno (Portugal-Espanha) Foto: mediotejo.net

A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, referiu que o grande objectivo desta participação na FITUR passa por promover o concelho naquele que é considerado o mercado interno (Portugal e Espanha) pelo que não poderiam começar melhor do que com a Festa dos Tabuleiros. “Estamos a trabalhar para a classificação como Património Nacional e depois para a classificação como Património Mundial, pelo que começamos com chave de ouro a promoção do nosso concelho”, disse. A autarca recordou ainda que a Festa está cada vez mais a aderir às chamadas “tecnologias inteligentes”, recordando a aplicação SMART Fest que já foi utilizada na Festa de 2015 e que permite uma maior coordenação em termos de segurança.

A Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur) conta com a participação de cerca de 10.500 empresas de 165 países, numa área de quase 67.500 metros quadrados. No ano passado foi visitada por 251 mil pessoas, um número que a organização pretende ultrapassar em 2019.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here