Tomar | EIRA – Jornada Educativa de Cem Soldos desafia a “Recriar a Escola”

Letras, escola, ensino. Foto: DR

A EIRA – Jornada Educativa de Cem Soldos chega à segunda edição no sábado, dia 30 de março, desafiando professores, pais, educadores e especialistas na área da Educação a “Recriar a Escola”, face aos cenários do século XXI. A iniciativa decorre entre as 09h00 e as 18h30 e junta no programa palestras, oficinas de trabalho e a dinâmica de participação coletiva “EiraCafé”.

PUB

O evento é organizado em conjunto pelo Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS), a Associação de Pais e Encarregados de Educação e o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, entidades representadas na sessão de boas-vindas por Jorge Silva, Susana César e Celeste Sousa. Igualmente presente estará Hugo Cristóvão, da Câmara Municipal de Tomar.

Após este momento, marcado para as 09h30, tem início a palestra dedicada ao tema “Flexibilidade Curricular”, às 10h00, com os oradores Isabelina Jorge, da PMI Portugal, e Júlio Relvas Pires, do Movimento Escola Moderna. Pelas 11h30 começam as oficinas de trabalho simultâneas “Snacks saudáveis para todos”, “Atividade física na infância”, “Tabus e medos na infância” e “Laços e Nós – As competências socioemocionais das crianças: Re(criar) relações”.

O almoço intercala as atividades que regressam às 14h30 com a “EiraCafé”, uma dinâmica de participação coletiva em que se debatem a criatividade, tecnologias, cidadania e competências socioemocionais, a par dos papéis dos professores e pais no século XXI. As ideias-chave são apresentadas às 17h00.

A esta hora Adelino Calado, do Agrupamento de Escolas de Carcavelos, e Nanda Nogueira, do Jardim de Infância de Cem Soldos, assumem o papel de oradores na segunda e última palestra do dia, que foca o tema “Recriar a Escola”. O encerramento está agendado para as 18h30.

PUB

As inscrições nesta iniciativa são gratuitas, mas obrigatórias, devendo ser efetuadas através do email eirajornadaeducativa@gmail.com. Os interessados podem solicitar mais informações através do número de telefone 936 743 968.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here