Tomar | Dias da cidade com cultura, desporto, música e homenagem aos tomarenses

Dia da Cidade de Tomar. Foto: mediotejo.net

Está aí o Dia da Cidade nabantina e, com ele, chegam as diversas atividades do programa “Dias de Thomar”, evento que acontece de 13 de fevereiro a 8 de março, com vista a assinalar as efemérides mais marcantes: a elevação a cidade em 1844 e a fundação do castelo em 1160. O ponto alto do programa são as cerimónias do dia da Cidade e acontecem a 1 de março, domingo, dia em que serão distinguidas personalidades e instituições tomarenses com papel relevante para o concelho.

A 1 de março, a manhã começa com o hastear das bandeiras e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais pelas 10h00, seguindo-se uma hora depois a sessão solene da Assembleia Municipal, a decorrer no Cine-Teatro Paraíso, e que inclui a homenagem a pessoas e instituições com um papel relevante para o concelho.

Este ano serão distinguidos com a Medalha de Honra do Município quatro personalidades: Maria João da Graça Lima Morais, Eugénio Manuel Carvalho Pina de Almeida, Manuel Augusto Baptista da Conceição e Luiz Maria Pedrosa dos Santos Graça. A Medalha Municipal de Valor e Altruísmo (grau ouro) será atribuída a António Rosa Dias e Rui Manuel Dias da Costa.

PUB

Com a Medalha Municipal de Mérito (grau ouro) serão agraciados Ápio Cláudio Matos Sottomayor, Urbano David Tavares Antunes Rei, Augusto Bento Moucho, António Jacinto Ferreira, António Manuel Gomes Branco, Manuel Silva Marques de Brito, Tuna Templária, Agrupamento de Escuteiros 44, Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira, Doçaria Estrelas de Tomar e João António Godinho Granada. A Medalha Municipal de Valor Desportivo (grau ouro) será atribuída a Carolina Silva Feliz. Sendo certo que estas homenagens foram submetidas à apreciação do executivo da Câmara Municipal.

Sessão Solene da Assembleia Municipal, em 2019, no Cine-Teatro Paraíso. Foto: mediotejo.net

Na tarde de dia 1, decorre a cerimónia comemorativa do aniversário dos Bombeiros Municipais de Tomar, a partir das 16h00 no quartel, seguindo-se concerto pela Orquestra Sinfónica de Thomar, pelas 18h00 no Cine-Teatro Paraíso.

PUB

Mas bem antes disso, o arranque dos “Dias de Thomar” começou a 13 de fevereiro com a apresentação nas escolas do livro “Imagina um Tesouro”, destinado aos alunos do 2º ciclo. E, no mesmo dia, arrancou a 2ª edição da Rota de Tapas e Petiscos “Tomar à Prova”, que acontece em 17 espaços aderentes até dia 1 de março.

A 14 de fevereiro decorreu o espetáculo de comédia “Neverending Tour”, de Eduardo Madeira e Manuel Marques, no Cine-Teatro Paraíso, enquanto que no dia 15, sábado, a tenda do Mercado municipal recebeu o XXI Encontro Nacional de Colecionadores. No Pavilhão Municipal Cidade de Tomar decorreu um torneio de ginástica acrobática, V Toneca Acro Cup.

E as iniciativas de desporto não ficam por aqui, sendo que no fim-de-semana seguinte, também no Pavilhão, realizou-se o Campeonato Distrital de Duplo Mini-Trampolim. A 27 de fevereiro, conta-se com a inauguração, a partir das 17h30, do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tomar, que terá sede no Pavilhão.

Momento da deposição de coroas de flores na estátua de D. Gualdim Pais, na cerimónia de 2019. Foto: mediotejo.net

A 29 de Fevereiro o Complexo Cultural da Levada abre as portas às 15 horas para o lançamento do livro infantil “Tomar e os Templários” de Carlos Trincão. Duas horas depois será inaugurado o espaço museológico da Central Elétrica de Tomar. Este espaço será depois visitável durante o dia 1 de março, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

E se a tarde é preenchida, a noite não é diferente. A noite de 29 de fevereiro conta com festa na Tenda do Mercado, onde se recordarão os grandes êxitos ao estilo anos 90 com a festa “About the 90’s”, das 22h30 às 4 da manhã.

A fechar os “Dias de Thomar”, no sábado, dia 7, das 9 às 18 horas, acontece o II Torneio do Jogo do Pau Português, no Pavilhão D. Nuno Álvares Pereira. No mesmo dia, entre as 15h00 e as 19h00, convida-se a percorrer a Rota das Adegas nos espaços aderentes do concelho. E no domingo, dia 8 de março, a partir das 9h30, corre-se para a derradeira iniciativa da programação com a mítica prova de atletismo tomarense, com mais de 30 edições. As 3 Léguas do Nabão partem da Praça da República entre as diferentes categorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here