Tomar | Delegações de 34 países na 8.ª Nersant Business

Nersant Business decorre em Tomar na próxima semana. Foto: DR

Delegações de 34 países participam no oitavo Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, Nersant Business, que se realiza na próxima semana em Tomar, com a construção civil, os produtos alimentares e a metalomecânica a dominarem a procura.

PUB

Em comunicado, a Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) afirma que vão estar presentes no encontro “mais de 60 compradores de todo o mundo”, que agendaram previamente reuniões de negócios com empresas portuguesas.

A oitava edição do Nersant Business vai decorrer de segunda a quarta-feira da próxima semana no Hotel dos Templários, em Tomar.

Entre os países presentes vão estar a Bósnia e a Sérvia, interessadas em contactos com empresas dos setores da construção e obras públicas e da alimentação e bebidas, ou a Polónia, que procura fornecedores de pedra, em particular de “rochas ornamentais e pedra decorativa, pedra e revestimentos para fachadas, pedras de calçada e telhas de pedra”.

A Nersant destaca que este é “um dos principais setores de atividade da região do Ribatejo”, com importantes núcleos de extração de pedra em Alcanede (concelho de Santarém) e Fátima (Ourém).

PUB

A delegação bósnia integra empresas que se dedicam à construção de edifícios, estradas, ferrovias, túneis, pontes, abastecimento de água e sistemas de esgoto, bem como outras infraestruturas de serviços públicos, procurando fornecedores e parceiros nas áreas da construção civil e obras públicas e dos materiais de construção.

Os empresários da Sérvia manifestaram o desejo de conhecer e potenciar negócios com empresas do setor da alimentação e bebidas.

Perante os interesses declarados pelos potenciais importadores, a associação contacta empresas da região e do país que respondam a essa procura, proporcionando uma oportunidade para expandirem o seu negócio, afirma.

A associação realça os resultados “bastante positivos” do evento, “com as empresas da região participantes a evidenciar aumento das suas exportações, por um lado, e os importadores estrangeiros a evidenciar mais negócio com o país”.

Com seis delegações estrangeiras na primeira edição, realizada em 2012, o encontro teve em 2018 uma participação recorde, com 38 delegações internacionais presentes e a realização, em dois dias, de mais de 1.100 reuniões B2B (‘business to business’), em que o comprador se reúne com os potenciais vendedores individualmente, seguindo-se um dia de visita às empresas.

Na edição deste ano estarão presentes delegações de Angola, Arábia Saudita, Bélgica, Bósnia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Eslovénia, Espanha, EUA, França, Gana, Holanda, Hungria, India, Irão, Marrocos, Moçambique, Montenegro, Nova Zelândia, Peru, Polónia, Qatar, República Checa, Rússia, S. Tomé e Príncipe, Sérvia, Suíça, Uruguai e Venezuela.

A Nersant afirma esperar que o evento “continue a contribuir para a promoção de parcerias entre as empresas da região e os países participantes, continue a incentivar o aumento das exportações regionais, e seja mais uma excelente oportunidade para a promoção do potencial e das oportunidades de negócio que o Ribatejo proporciona a quem aqui pretende investir e comprar”.

O Nersant Business 2019 integra uma das ações do projeto “Negócios no Mundo”, financiado pelo Portugal 2020, em resultado de uma candidatura da Associação Industrial Portuguesa com sete associações empresariais do país, e vocacionado para a potencialização da internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais.

Este projeto pretende “envolver diretamente 150 empresas de Portugal Continental que apresentam reduzidos valores de exportação, que procuram diversificar a sua presença no exterior, bem como a sua rede de parceiros internacionais em novos mercados”, adianta a nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here