Tomar | Cortejo do Mordomo cumpriu tradição com desfile pela cidade (C/FOTOGALERIA)

Cortejo do Mordomo cumpriu tradição com desfile pela cidade de Tomar. Foto: Luís Ribeiro

O Cortejo do Mordomo foi o destaque de sexta-feira no programa da Festa dos Tabuleiros de Tomar, com dezenas de carruagens e cavaleiros a percorrerem as ruas da cidade. À frente seguiram as juntas de bois, seguidas pelas várias entidades oficiais da cidade e os elementos da comissão central da festa maior do concelho, acompanhados por dezenas de cavaleiros  e de carros, desde charretes a milords e outros veículos.

PUB

O Cortejo do Mordomo decorreu na sexta-feira ao passo que os Cortejos Parciais dos Tabuleiros decorreram este sábado, dia em que se disputam as finais dos jogos populares e se expõem os tabuleiros na Mata dos Sete Montes, com o grande cortejo a acontecer este domingo, dia 7, às 16:00, encerrando a festa na segunda-feira, dia 8, quando é feita a distribuição do Bodo ou Pêza.

O Cortejo do Mordomo foi o destaque de sexta-feira no programa da Festa dos Tabuleiros de Tomar, com dezenas de carruagens e cavaleiros a percorrerem as ruas da cidade. Foto: Luís Ribeiro

A Festa dos Tabuleiros, que se realiza de quatro em quatro anos em Tomar, tem este fim de semana o “ponto alto”, no dia 7 de julho, com a saída de 748 tabuleiros (mais 58 que em 2015) — transportados à cabeça por raparigas trajadas de branco. A Festa dos Tabuleiros é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal.

Do programa deste sábado, dia 6, o destaque vai para os cortejos parciais dos tabuleiros (por freguesia), durante a manhã, e os jogos populares, à tarde, no Mouchão.

O Cortejo do Mordomo decorreu na sexta-feira ao passo que os Cortejos Parciais dos Tabuleiros decorreram este sábado, dia em que se disputam as finais dos jogos populares e se expõem os tabuleiros na Mata dos Sete Montes. Foto: Luís Ribeiro

Festa dos Tabuleiros/Programa para sábado, dia 6 de julho

PUB

10h00 – Cortejos parciais dos tabuleiros (Hotel dos Templários, Largo Cândido dos Reis, Av. Marquês de Tomar, Rua Serpa Pinto, Praça da República, Rua Infantaria 15, Av. Cândido Madureira, Mata dos Sete Montes).

13h00 às 24h00 – Exposição de Tabuleiros (Mata dos Sete Montes)

14h30 – Cortejo dos Jogos Populares (Várzea Grande, Av. Cândido Madureira, Rua Everard, Av. Marquês de Tomar, Mouchão)

15h00 – Jogos Populares (Mouchão Parque)

20h00 – Animação de ruas

20h00 – Abertura do Arraial (Jardim da Várzea Pequena)

22h30 – Noites no Coreto: Banda K’Preta (Jardim da Várzea Pequena)

22h30 – Noites no Estádio: Quinta do Bill e Os Azeitonas (Estádio Municipal)

00h00 – Espetáculo Piromusical – Fogo de artifício (Mercado Municipal)

Fotos: Luís Ribeiro

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here