Tomar | Convento de Cristo assistiu à Criação do ZêzereArts (c/ fotogaleria e audio)

A edição deste ano do festival ZêzereArts decorre entre os dias 14 e 29 de julho e passa por três concelhos do Médio Tejo. A inauguração da exposição “Water Music” no Posto de Turismo de Dornes, em Ferreira do Zêzere, marcou o início e a Igreja Matriz de Vila Nova da Barquinha é o palco escolhido para esta segunda-feira, dia 24. Em Tomar, fomos envolvidos pelo cenário do Convento de Cristo e assistimos à criação do mundo no monumento Património da Humanidade.

PUB

PUB
“A Criação” é contada pelos arcanjos Gabriel, Uriel e Rafael. Foto: mediotejo.net

Foi no Claustro D. João III que se ouviu “A Criação”, de Haydn, pela Orquestra Clássica da Madeira e o Coro Sinfónico do ZêzereArts sob a direção do maestro e mentor do festival Brian MacKay. O silêncio conventual deu lugar às vozes dos arcanjos Gabriel (soprano Carla Simões), Uriel (tenor João Terleira) e Rafael (baixo Miguel Maduro-Dias), que narraram desde o dia em que o Criador disse “faça-se luz” e os seis que se seguiram.

A edição New Novello Choral da peça do compositor australiano inspira-se nos livros de Génesis, de Salmos e no poema “Paraíso Perdido”, escrito por John Milton no século XVII. Moldados o céu, as montanhas, os dias e os seres vivos, entre outros detalhes da obra divina, Adão (Luís Rendas Pereira) e Eva (Inês Rasquinho) maravilharam-se com o que encontraram no momento que aqui partilhamos:

PUB

Uma vez concluída “A Criação”, o mundo musical do ZêzereArts de 2017 continua a ganhar forma esta segunda-feira com o recital dos estudantes do Curso de Verão, às 16h00, na Igreja Matriz de Vila Nova da Barquinha e no dia 27, pelas 21h00, quando o Claustro D. João III volta a receber o festival no espetáculo da orquestra e jovens solistas que junta música e dança. Também no concelho de Tomar, mas no Cine-Teatro Paraíso, os estudantes dos Masterclasses de Cordas atuam a partir das 14h00 de dia 28.

Nessa data, a orquestra e os jovens solistas seguem até Vila Nova da Barquinha para um encontro com música e dança no Castelo de Almourol, a partir das 22h00. O programa encerra no próximo sábado com o Concerto de Gala agendado para as 21h00 na Igreja Matriz de Areias, em Ferreira do Zêzere. Este momento final é proporcionado pelo Coro Comunitário de Ferreira do Zêzere acompanhado pela orquestra e solistas do ZêzereArts, sob orientação de Brian MacKay e do maestro convidado António Sousa.

PUB

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here