Tomar | Concerto da Orquestra de Sopros do Médio Tejo este domingo no Paraíso

Concerto da Orquestra de Sopros do Médio Tejo este domingo, dia 30, no cineteatro Paraíso. Foto: DR

A Orquestra de Sopros do Médio Tejo (OSMT) vai dar um concerto “especial” este domingo, dia 30 de junho, às 17:00, no Cineteatro Paraíso (entrada livre) um espetáculo inserido na programação oficial da Festa dos Tabuleiros de Tomar.

PUB

A OSMT é composta por músicos provindos de toda a Região do Médio Tejo, com os mais diversificados níveis de formação na área da música, sendo que todos os seus elementos ou são já músicos profissionais ou estão a estudar para isso em escolas profissionais, conservatórios ou escolas do ensino superior de música.

A direção musical está a cargo do maestro Simão Francisco que, em declarações ao mediotejo.net, antecipa um concerto especial e repleto de energia, com muita cor ao nível musical e com algumas surpresas, a par de um repertório completamente original para esta formação abordando diversos estilos e compositores, não faltando também a música portuguesa.

Orquestra de Sopros do Médio Tejo. Foto: DR

O concerto da OSMT contará com a participação especial do actor Guilherme Filipe, que se juntará aos 40 elementos da Orquestra de Sopros do Médio Tejo, e cuja média de idades ronda os 25 anos, sendo de referir que todos os elementos frequentam ou o ensino profissional de música na Canto Firme de Tomar, ou o Ensino superior de música em várias escolas do país, ou são já músicos profissionais

Os elementos da Orquestra de Sopros do Médio Tejo provêm de toda a região do Médio Tejo, sendo que conta ainda com cerca de cinco elementos de regiões vizinhas, sendo dirigida pelo maestro Simão Francisco.

PUB
Concerto da Orquestra de Sopros do Médio Tejo este domingo no Paraíso. Foto: DR

“Uma das obras mais emblemáticas será a obra “Bugs” do compositor Roger Cichy, uma obra que descreve cinco insectos de uma forma absolutamente incrível”, notou o maestro, tendo feito notar que, “como não podia deixar de ser, haverá ainda espaço para música portuguesa, a qual encerrará o concerto”.

O concerto contará ainda com a participação especial do reconhecido actor, Guilherme Filipe, no momento que “terá tudo para ser incrível”, antecipou. As entradas são gratuitas, contudo, será necessário levantar o ingresso na bilheteira do Cineteatro paraíso ou na secretaria da Canto Firme, tendo em conta a lotação do Teatro.

O maestro tem 30 anos, e é atualmente o diretor artístico e musical do projecto. A OSMT tem já em funcionamento dois estágios de formação para jovens, na Páscoa e no verão, com cerca de 14 anos de existência.

O maestro Simão Francisco tem 30 anos, e é atualmente o diretor artístico e musical do projecto. Foto: DR

Em dezembro de 2018 apresentou a nova fase do projeto, a Orquestra de Sopros do Médio Tejo Residente. Está tem o intuito de juntar músicos com elevada formação artística provindos da região do Médio Tejo num projeto de qualidade musical no que diz respeito à música para instrumentos de sopro e percussão.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here