Tomar | Candidato do PSD à Junta Urbana quer uma governação “virada para o futuro”

Cerca de duas centenas de pessoas participaram na apresentação da candidatura ‘Acreditar em Tomar’ (PSD) à Junta da União das Freguesias de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais de Tomar encabeçada por Tiago Carrão, realizada no sábado, dia 15 de abril, no Complexo Cultural da Levada – Sala da Central Elétrica.

Num comunicado enviado à nossa redação, o candidato explica que a escolha deste local está relacionada com “o espírito” da candidatura para a freguesia, “sinónimo de inovação e de desenvolvimento tecnológico e económico da região”, “ligação do passado ao futuro” e “preservação das tradições aliada aos novos desafios”.

Após um apontamento musical por Gabriela Marramaque, iniciou a série de intervenções o candidato a presidente da assembleia municipal, João Tenreiro. Atual vereador e líder concelhio do PSD, João Tenreiro apresentou Tiago Carrão como o presidente que a freguesia precisa por ser “dinâmico, inovador e empreendedor”.

Tomar | Candidato do PSD à Junta Urbana quer uma governação "virada para o futuro"
João Tenreiro, Luís Newton, Tiago Carrão e Luís Boavida durante esta sessão de apresentação pública Foto: D.R.

O candidato a presidente da Câmara, Luís Boavida, mostrou-se satisfeito pela moldura humana naquele espaço, “prova viva do espírito de confiança e participação cívica” que a candidatura “Acreditar em Tomar” tem vindo a suscitar.

Mostrou-se orgulhoso por apresentar o candidato à Junta de Freguesia Urbana, “referência duma nova geração de autarcas” e “simbólico da preocupação com o tipo de regeneração” que se deve empreender no concelho.

Depois de lembrar e destacar o trabalho de anteriores presidentes de junta como António Rodrigues e Alfredo José, “grandes homens que infelizmente recentemente nos deixaram”, Luís Boavida elogiou as qualidades pessoais, técnicas e políticas de Tiago Carrão, que representa uma candidatura “em que o planeamento e a organização, com base nas novas ferramentas tecnológicas, irão resultar num trabalho profícuo em prol de todos e não apenas de alguns dos cidadãos da freguesia”. Ao mesmo tempo criticou a atual gestão da junta que representa uma “visão passadista, baseada no “desenrasca”, sem planeamento, sem rigor, desestruturada, focada numa estrita lógica de troca direta de atendimento de solicitações por votos dos fregueses”.

Tomar | Candidato do PSD à Junta Urbana quer uma governação "virada para o futuro"  Tomar | Candidato do PSD à Junta Urbana quer uma governação "virada para o futuro"
Complexo da Levada, em Tomar, encheu-se de apoiantes do jovem candidato Foto: D.R.

Para Luís Boavida “a gestão moderna exige outra visão, outras capacidades. É aqui que o Tiago Carrão, sem margem para dúvidas, representa o futuro”. Diz Luís Boavida que o candidato garante “uma nova e moderna gestão autárquica na Junta de Freguesia Urbana” e “uma mais fácil, mais rápida e mais eficiente resolução dos problemas dos cidadãos”.

Seguiu-se a intervenção de Luís Newton, presidente desde 2013 da Junta de Freguesia da Estrela (Lisboa). O autarca apresentou os vetores estratégicos que adotou na gestão da sua freguesia, considerada exemplar. Apostou na reorganização interna, na modernização, na proximidade e na inovação, com os resultados que são referência a nível nacional e até internacional. Luís Newton desejou felicidades a Tiago Carrão e incentivou-o a “colocar Tomar no mapa”.

A última intervenção coube ao candidato à Junta de Freguesia. Tiago Carrão teve oportunidade de apresentar as razões da sua candidatura e alguns dos principais projetos que pretende, juntamente com a sua equipa, implementar.

“Porque amo a nossa terra, porque chegou a hora de dar o meu contributo, porque acredito em Tomar, porque sei que tenho a capacidade de fazer mais e melhor pela nossa freguesia”, afirmou Tiago Carrão lembrando que “uma freguesia forte faz um concelho forte”.

O objetivo do candidato é, em paralelo com as “tradicionais preocupações dos autarcas, que têm que ver com a qualidade de vida dos cidadãos, como a manutenção de estradas e ruas, a mobilidade, a iluminação pública, a limpeza urbana, a manutenção de espaços verdes, entre outros”, apostar numa “governação virada para o futuro, para dar resposta aos novos paradigmas e às novas competências que se colocam à gestão autárquica”.

E para tal anunciou o lançamento da aplicação “Tomar Alerta” inspirada no “Geo Estrela”, que é um sucesso na resolução rápida e eficiente de problemas no espaço público. Propõe-se criar um banco de voluntários com vista a uma “Freguesia Mais Solidária”. Outro dos projetos é o “Cartão Mais Tomar” que “tem como objetivo desburocratizar e facilitar o acesso a apoios, direcionados aos fregueses que se encontrem em situações de carência ou emergência social”.

O “Piquete Mais Social” tem como principal objetivo “prestar apoio domiciliário em pequenas reparações, direcionada aos mais carenciados”.

A criação do “Cartão do Comércio Local”, “uma plataforma que una cliente e comerciantes, oferecendo vantagens a ambos” está na base da criação do cartão do comércio local.

Todos estes projetos levam Tiago Carrão a garantir que, consigo na presidência, a União das Freguesias de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais de Tomar “vai conhecer uma dinâmica sem precedentes”.

E porque é importante a opinião dos cidadãos, o candidato surpreendeu os presentes pedindo que retirassem debaixo de cada cadeira o folheto da iniciativa “A sua opinião faz a nossa Freguesia”. Por correio ou por email (asuaopiniao@tiagocarrao.pt) o objetivo é a recolha das opiniões e sugestões dos cidadãos.

“Acredito agora, mais do que nunca, na vontade que a nossa freguesia tem de se reinventar. Na vontade de desafiar o presente, de acreditar no futuro. De acreditar em Tomar”, concluiu Tiago Carrão.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here