Tomar | Autarquia iniciou processo de desassoreamento do rio Nabão

Foto: mediotejo.net

A limpeza e desassoreamento do rio Nabão já iniciou, no dia 2 de setembro, estando os trabalhos a prosseguir até final do mês. A intervenção está a acontecer entre o Açude dos Frades e a Ponte do Flecheiro, troço que acumulou detritos e bancos de areia nos últimos anos. A última operação deste tipo ocorreu no ano 2006.

PUB

O vice-presidente da autarquia, Hugo Cristóvão (PS), frisou na última reunião de Câmara que este é “um processo que há algum tempo vinha a ser necessário, e vai demorar alguns dias, tendo começado a 2 de setembro”.

“É um trabalho importante, não só para a sustentabilidade do rio mas também para as outras iniciativas que possam suceder”, disse, notando que o trabalho irá progredir no troço com o passar dos dias, tendo iniciado junto ao Açude do Flecheiro.

O autarca referiu ainda que, este fim de semana, uma vez que se realiza o Festival de Estátuas Vivas, entre 7 e 8 de setembro, no parque do Mouchão e no Jardim da Várzea Pequena, “não haverá trabalhos” e o “açude do Flecheiro será levantado para que esta sexta-feira, ao fim da tarde, já o rio Nabão tenha o seu habitual espelho de água”.

Da bancada do PSD, José Delgado congratulou-se com a intervenção. “Muitas vezes alertámos para esta situação, que era necessária esta obra estruturante para Tomar, para que haja prevenção e se evitem cheias desnecessárias que depois terão como potencial danos visuais e materiais. É de bom tom que tenha começado este desassoreamento, que tantas vezes falámos. Que corra de acordo com o que está previsto na empreitada e que seja uma obra que previne as cheias em Tomar, e que o rio Nabão tenha um leito mais adequado às suas caraterísticas. Isso consegue-se com esta obra”, terminou o vereador.

PUB

Recorde-se que a previsão é que os trabalhos “estejam concluídos até 30 de setembro”, ou seja, antes do período das chuvas e fora da época de reprodução da avifauna e ictiofauna locais, segundo informação da autarquia.

Ler mais:

Tomar | Câmara anuncia plano de intervenção para desassoreamento do rio Nabão

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here