Tomar | Autarcas socialistas da Junta Urbana refutam acusações de falta de transparência

“A melhor transparência que pode haver é o trabalho. Quem nos acusa de falta de transparência deve notar o nosso trabalho”, disse Augusto Barros, presidente da Junta Urbana de Tomar, numa conferência de imprensa promovida ao final do dia de segunda-feira, 4 de fevereiro.
Os autarcas do Partido Socialista (PS) de Tomar  fizeram, na ocasião, o balanço do primeiro ano do novo mandato, refutando quaisquer acusações de falta de transparência no trabalho desenvolvido. Hugo Costa, presidente da concelhia socialista de Tomar, começou por dizer que esta conferência de imprensa tem como objectivo, numa lógica de transparência e proximidade, apresentar o balanço do mandato.
“Muito trabalho tem vindo a ser realizado como, por exemplo, o Programa Junta Anima, que não existia na freguesia, e o número de quilómetros de rede viária intervencionados. Não aceitamos que se coloque em causa a transparência destes autarcas do PS”, disse, considerando que existe uma demonstração “inequívoca de bom trabalho” realizado na junta.
Augusto Barros, presidente da Junta de Freguesia, referiu que, durante o ano de 2018, o executivo da junta de freguesia de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais colocou “a sua bitola na área social”, com duas técnicas  a trabalhar em projectos para todo o ano e com resultados visíveis., num trabalho desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Tomar.
“Há muitas obras que temos feito, uma por iniciativa direta outras em parceria com a câmara. Muitas vezes somos apelidados como sendo beneficiados mas eu pergunto: em quê? Desbravamos caminho para que os outros também o façam. Estamos no terreno a trabalhar em prole da população do nosso concelho”, disse. “
Os autarcas do PS referiram que tiveram ainda a sua ação centrada nas actividades relacionadas com as funções sociais, dando particular importância às áreas da educação, cultura e lazer, ação social, saúde e modernização tecnológica.
“Uma das principais obrigações da freguesia, é servir e atender bem os seus cidadãos. Os serviços da junta efectuaram o atendimento a cerca de 16 mil pessoas e o posto público dos CTT recebeu cerca de 25 mil utilizadores, tendo este serviço gerado um rendimento de 7 504,28€ em 2018”, exemplificou José Maria Henriques Marques, Tesoureiro  da Junta. Outro apoio prestado à população foi o do preenchimento do IRS.
Em relação a obras, destaca a construção das valetas nas ruas da escola dos Palaceiros e rua do Casal Magano e ainda a pavimentação das ruas do Vale da Nora e travessa da Nora. “Fizemos 2.500 metros lineares de construção de valetas (investimento de 26 mil euros) e 2.552 m2 de pavimentações (15 mil euros) e gastaram em manutenção de vias, espaços públicos e sarjetas cerca de 125 mil euros. No que concerne ao apoio em habitações de bairros sociais foi investido cerca de 3.440 euros.
Os autarcas socialistas sublinham que “foi dada continuidade aos serviços que se vinham desenvolvendo na área de pequenas reparações feitas em habitações de pessoas idosas sem recursos, para assim lhes proporcionar melhor conforto (SOS pequenas reparações) tendo ainda sido dada resposta a situações de maior fragilidade para satisfação de necessidades básicas, quer de alimentação, transporte e problemas financeiros pontuais”.
Frisam que “foi prestado um apoio às escolas, com deslocações semanais de pessoal técnico para apoio às crianças com necessidades especiais de ensino nas escolas JI e EB1 e promovido o apoio financeiro a pessoas com necessidade de ajuda médica”.
Na área cultural, “foi mantido o Programa Junta Anima Sénior e Junta Anima para os mais jovens e ainda o apoiaram o Mercado da Estrelinha, uma feira de artesanato, doçaria e gourmet, tendo realizado programas culturais como o Animação no Coreto”.
Nos dados fornecidos à comunicação social, foi destacado que na área social prestaram atendimento a 265 pessoas e efectuadas visitas domiciliárias a 40 agregados familiares que necessitavam de apoio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here