Tomar | Asseiceira recua no tempo e transforma-se em vila medieval este fim-de-semana

A localidade de Asseiceira vai receber a "Ceyceryra Medieval" - V Feira Medieval de Tomar -, nos dias 21 e 22 de setembro. O tema da feira é "Os Templários e a Cobiça dos Vizinhos". Foto: DR

Asseiceira, no concelho de Tomar, vai voltar à época medieval este sábado e domingo, dias 21 e 22 de setembro, promovendo um evento histórico onde a comunidade se veste a rigor e encarna personagens daqueles tempos, em que aquele território era cobiçado pelos vizinhos poderosos no século XIII. A Ceyceyra Medieval é uma feira de entrada livre e que integra as iniciativas da  Semana Climática Global no concelho, sendo dos eventos mais sustentáveis e que proíbe expressamente o uso de plástico.

PUB

Dita a história que aquela que é hoje sede de uma das freguesias de Tomar, e que fora um pequeno concelho durante séculos, era constituída, em 1281, essencialmente por uma albergaria. Mas o seu ponto forte, a sua posição estratégica, motivava a cobiça dos vizinhos, em especial da vila de Torres Novas.

As constantes quezílias de outrora levaram D. Beatriz (viúva do rei D. Afonso III e mãe de D. Dinis) a emitir uma carta em que reconhecia os Templários como senhores de Asseiceira.

E aqui reside um dos episódios mais marcantes do século, em que o lugar se começou a afirmar e será o tema da recriação histórica Ceyceyra Medieval deste ano.

O programa, que tem os seus pontos altos nos cortejos com recriação histórica (“A cobiça dos vizinhos poderosos” às 21h30 de sábado e “Chegada de D. Beatriz e a confirmação de posse aos Templários” no domingo às 17h30), inclui arruadas, recriações de momentos históricos, animação de rua, esgrima histórica, rituais templários, acampamentos e ofícios, danças medievais, demonstração de tiro com arco, olaria medieval, falcoaria, jogos medievais, contador de histórias, gansos amestrados, música medieval e espectáculo de fogo.

PUB

Haverá ainda demonstração de armas, exposição de aves, quinta medieval e mercado medieval com artesãos e mercadores, tascas e tabernas.

Ceyceyra Medieval – V Feira Medieval Asseiceira (Tomar)

Cerca de 30 anos após as primeiras tentativas de povoamento, em 20 de Novembro de 1253, D. Afonso III emitiu uma carta na qual dispensava os moradores de Asseiceira de fornecerem homens, cavalos e armas. Vivia-se um período de guerra permanente e esta dispensa revelava que o monarca pretendia proteger o povoado, que tinha dificuldade em desenvolver-se.Porém, o lugar continuava a ser cobiçado pelos vizinhos mais poderosos…Embarque connosco nesta história. Esperamos por si nos dias 21 e 22 de Setembro.

Publicado por Ceyceyra Medieval – Feira Medieval de Asseiceira em Sábado, 14 de setembro de 2019

Asseiceira torna-se um autêntico burgo medieval, com um extenso e diversificado programa de animação, a decorrer no sábado das 14 horas à 1h00 da manhã e no domingo das 11h00 às 23h00, além das diversas tabernas e tendas dos mercadores que por ali existirão com horários próprios.

Esta é uma iniciativa do Rancho Folclórico As Lavadeiras e da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Asseiceira, com o apoio da Junta de Freguesia local e do Município de Tomar, e tem-se assumido na programação cultural da região.

Este ano a Ceyceyra Medieval ganha escala noutra dimensão, integrando as atividades da Semana Climática Global no concelho de Tomar, o que se deve ao facto de ser uma iniciativa onde é expressamente proibido o uso de plástico e a sustentabilidade é colocada em prática de forma natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here