Tomar | António Costa inspirado pelos formandos e formadores do Centro Qualifica (c/ fotogaleria)

António Costa falou no encerramento de uma sessão que decorreu no Centro de Formação Profissional de Tomar, na qual foi feito um balanço dos dois primeiros anos do programa Qualifica. Foto: mediotejo.net

Os primeiros dois anos do programa Qualifica foram assinalados esta segunda-feira, dia 15, com uma visita de António Costa ao centro tomarense onde se aplica a medida estratégica focada na formação e qualificação de adultos. O primeiro-ministro conheceu as instalações e falou com os formandos e os formadores numa manhã que considerou “motivadora, comovente e inspiradora”.

PUB

O Centro Qualifica de Tomar foi escolhido entre os mais de 300 existentes no país para a sessão em que se fez um balanço da medida governamental vocacionada para a formação e qualificação da população adulta. Os números globais apresentados esta manhã apontam para 316.969 inscritos entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, superando as primeiras expetativas do programa governamental lançado há dois anos.

O primeiro-ministro saudou hoje em Tomar os “excelentes resultados” do programa Qualifica, que em dois anos registou 315.000 inscrições, acima da meta prevista. Foto: mediotejo.net

António Costa estava no auditório quando estes e outros dados foram apresentados, depois de ter conhecido as instalações do centro acompanhado pela presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, e o diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo, Samuel Pereira. Ao seu lado estiveram, igualmente, os ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva.

Ao longo da manhã, o primeiro-ministro ouviu os testemunhos pessoais dos formandos e conheceu pormenores das diversas áreas formativas ali ministradas através dos respetivos formadores. Experiências e estatísticas, partilhadas entre um aperto de mão e outro, que permitiram a António Costa e ao resto da comitiva ficar a saber que, por exemplo, a empregabilidade ao nível dos soldadores é de 100%.

António Costa esteve esta segunda-feira em Tomar onde saudou os “excelentes resultados” do programa Qualifica. Foto: mediotejo.net

Outra revelação foi a de que o Qualifica tem uma vertente mais doce no centro de Tomar uma vez que na formação de pastelaria foi criada uma receita própria com o símbolo do programa governamental. Estes formandos irão, em breve, aumentar a lista dos milhares de inscritos que, segundo o primeiro-ministro, representam um “número muito significativo” quer transformado em 600.000 até 2020.

PUB

António Costa visita Centro Qualifica, em Tomar

Publicado por mediotejo.net em Segunda-feira, 15 de abril de 2019

Os resultados “excelentes” do programa com uma dotação global de 210M€ foram sublinhados e a meta dos 600.000 considerada “perfeitamente” alcançável devido à “trajetória que temos tido nestes dois anos”. No discurso ficou também o alerta para a necessidade de se dar continuidade ao esforço de qualificação contínua depois de 2020 de modo a assegurar respostas adequadas às mudanças no mercado de trabalho.

* c/ LUSA

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here