Tomar | A feira que deixa miúdos e graúdos em alvoroço honrando Santa Iria

Foto: mediotejo.net

Arrancou na sexta-feira, dia 18, mais uma edição da Feira anual de Santa Iria, na cidade de Tomar, evento que se prolonga até este domingo. A inauguração contou com a comitiva da Câmara Municipal, encabeçada pela autarca Anabela Freitas, tendo sido atribuídos prémios ao concurso de trabalhos escolares alusivos à lenda da mártir da antiga Nabância. Entre produtos locais, carrosséis e outros divertimentos, comes e bebes, frutos secos, enchidos e presuntos, roupas, sapatos, brinquedos, muito há para visitar, degustar e enfeirar até domingo, dia 27 de outubro, com Quim Barreiros a animar a festa este sábado à noite.

PUB

A feira veio assumir uma posição ainda mais central do que antes, delineando agora um percurso circundante ao mercado municipal e ao Nabão, entre a Ponte Nova e a Ponte do Flecheiro, uma vez que a Várzea Grande – local onde se costumava realizar – se encontra em início de obras de requalificação.

O ponto de encontro desta sexta-feira, que marcou o início de mais um certame, foi na antiga Moagem, no Complexo Cultural da Levada, onde estarão expostos os trabalhos escolares de alunos do concelho, do pré-escolar e primeiro ciclo, alusivos à lenda de Iria de Tomar.

Anabela Freitas abriu a sessão, deixando um convite a todos para visitarem a feira durante a semana e ao fim-de-semana, e aproveitar para fazer refeições nos restaurantes do concelho, onde decorre até final de outubro a mostra gastronómica “Todos com o Feijão… o Feijão com Todos”, degustando os sabores tomarenses acompanhados de produtos locais, caso do vinho e do azeite.

Foto: mediotejo.net

Por sua vez, Hélder Henriques, vereador da CM Tomar responsável pela organização da Feira de Santa Iria, passou à entrega de prémios no âmbito do concurso escolar “O rio das flores de Santa Iria”. “Temos aqui trabalhos extraordinários, e há que elogiar e enaltecer todo o envolvimento dos professores, dos encarregados de educação, dos colaboradores e educadores, e essencialmente das crianças”, disse.

PUB

“Foi difícil definir os lugares do pódio”, afirmou o vereador, considerando que o tema permitiu a apresentação de trabalhos “com grande imaginação, criatividade e excelente execução”. Terminou referindo que este é um concurso para continuar, sempre ligado a Santa Iria.

As classificações foram atribuídas no escalão do pré-escolar, dando o 1º lugar – Jardim de Infância de Valdonas, 2º lugar – Infantário “A Quinta dos Encantos” – Sala dos Porquês, 3º lugar – ATL de Casais – Pré-Escolar. No escalão do 1º ciclo do ensino básico, o 1º lugar foi atribuído à Escola EB1 Cem Soldos, o 2º lugar à Escola EB1 de Carregueiros e o 3º lugar à Escola EB1 Raul Lopes – Turma 3A – Biblioteca Escolar/Centro de Recursos. Ao 1º lugar de cada escalão foi entregue um cheque de 250 euros, ao 2º um cheque de 100 euros e 3º lugar um cheque de 50 euros.

Foto: mediotejo.net

Seguiu-se uma prova gastronómica, inserida na mostra com enfoque no feijão, cedido pelos restaurantes locais, onde não faltaram as Migas de feijão, os Peixinhos da Horta, a Feijoada, a Salada de Polvo com feijão frade, folhadinhos com doce de feijão, tortas, tartes e pastéis… Depois de aconchegado o estômago, hora da volta pela feira.

Ao final do dia, apesar do céu nublado, o alvoroço era muito, com miúdos e graúdos a frequentarem o espaço e a aproveitarem para petiscar e saborear os produtos servidos nos bares e tasquinhas do certame, e aproveitando para levar farturas para casa ou degustar a bela castanha assada, cujo assar enfeitiçava o ar e atraía clientela.

Os sabores de Tomar logo ali na entrada mostram o melhor do vinho e azeite produzidos no concelho. Do lado de lá da estrada, os frutos secos, os queijos, os fumados e enchidos, os bolos tradicionais e os fritos, tinham freguesia assegurada já com muita gente de carteira na mão para enfeirar, num ambiente luminoso a contrastar no espelho de água do Nabão com as luzes e música dos carrosséis na margem esquerda.

Foto: mediotejo.net

Mais acima, junto aos bombeiros, tapeçarias, malas, peles e curtumes, exposição de automóveis e maquinaria, e barriquinhas com brinquedos, roupas, adereços e acessórios, com os feirantes a regatear o melhor preço, e com famílias a invadir as ruas da cidade, num corropio entre o trânsito de final de semana.

Até dia 27, a feira por ali vai permanecer, oferecendo ainda animação musical e programação recreativa. No domingo, dia 20, aconteceu a procissão em honra de Santa Iria, onde foram atiradas pétalas ao rio, em homenagem à mártir da Nabância.

A Feira de Santa Iria funcionará de segunda a quinta, entre as 15h00 e as 24h00; às sextas das 15h00 à 01h00; aos sábados das 11h00 à 01h00; e aos domingos, das 11h00 às 24h00.

Programa do fim de semana:

Sexta 25
21h00 – Grupo de Cantares Pé na Música

Sábado 26
21h30 – Quim Barreiros

Domingo 27
16h00 – Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina
16h45 – Banda Payalvense Manoel de Mattos
17h30 – Banda Filarmónica Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira
18h15 – Banda Sociedade Filarmónica Gualdim Pais

Espreite aqui a fotogaleria com alguns momentos do arranque da edição de 2019:

Saiba mais sobre o programa:

Tomar | Feira de Santa Iria de regresso à cidade com programa em cheio

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here