Tejo | Comissão Parlamentar de Ambiente volta ao rio durante dois dias

Depois ter estado no terreno em 2016, os deputados que integram a Comissão Parlamentar de Ambiente regressam ao Tejo esta segunda e terça-feira. Foto arquivo: mediotejo.net

A Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação vai realizar esta segunda-feira e terça-feira, dias 1 e 2 de abril, uma visita de trabalho a municípios localizados ao longo do rio Tejo.

PUB

Em declarações ao mediotejo.net, Pedro Soares, presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente, disse que esta visita tem como objetivo o “seguimento da evolução das situações ambientais detetadas aquando da deslocação realizada por esta Comissão na primeira Sessão Legislativa, em abril de 2016”, prevendo-se passagem por Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Abrantes, Torres Novas (Ribeira da Boa Água), Lezíria Grande e Montijo (ZPE Tejo).

“Fizemos uma visita no início da Legislatura a todo o curso do Tejo para perceber a qualidade da água, as condições dos caudais e a gestão do rio, em articulação com diversas entidades e associações”, ambientalistas, e outras, lembrou Pedro Soares, tendo referido que a Comissão tem estado a “acompanhar ao longo destes dois/três anos o evoluir do processo”.

“E agora, no final da Legislatura, vamos ao terreno perceber qual a evolução da situação, e aferir dos aspetos positivos e menos positivos no sentido de fazer um balanço do trabalho e projetar uma nova intervenção para que as águas do Tejo melhorem em toda a bacia”, disse o responsável.

Comissão Parlamentar de Ambiente volta ao rio Tejo esta segunda e terça-feira. Foto arquivo: mediotejo.net

Vila Velha de Ródão acolhe esta segunda-feira uma visita dos deputados à Celtejo, “para ver que mudanças foram feitas”, local onde estará também em cima da mesa a questão de Almaraz, central nuclear espanhola, a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa e que “preocupa bastante” a Comissão Parlamentar.

PUB

Depois de terminar o dia de segunda-feira em Abrantes, a comitiva visita a Ribeira da Boa Água, em Torres Novas, reúne depois em Vila Franca de Xira, e segue para o Montijo, para debater as questões ambientais ligadas ao novo aeroporto.

A Comissão do Ambiente conta nesta visita com o acompanhamento de autarquias, associações ambientalistas, associações empresariais, associações de agricultores e organismos públicos com competências ligadas ao Tejo.

Programa:

Data: 1 de abril (segunda-feira)

08H30 – Reunião em Castelo Branco sobre a barragem de Alvito

11H30 – Reunião em Vila Velha Ródão com pescadores, autarcas, associações e Conselho de Segurança Nuclear (presença a confirmar)

15H30 – Visita à Celtejo – Celuloses do Tejo

18H00 – Reunião com autarcas e associações defesa do Tejo em Abrantes

Data: 2 de abril (terça-feira):

09H30 – Ribeira da Boa Água, em Torres Novas, afluente do Tejo

12H30 – Reunião Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira sobre avaliação da subida da cunha salina

15H00 – Saída para Montijo

15H30 – Visita à Zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here