Sertã | Vem aí o festival em que o Maranho é rei!

A Alameda da Carvalha, na vila da Sertã, está prestes a receber quatro dias de festa onde não vão faltar oportunidades para, ao som de boa música, fazer o jeito ao paladar. Entre 18 e 21 de julho, o Maranho serve o mote perfeito para um festival que pretende não só divulgar a gastronomia tradicional do concelho, mas também serve de condutor para descobrir outras potencialidades e a cultura daquela que é a ‘Princesa da Beira Baixa’.

PUB

Para o presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, o Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã é “uma das marcas distintivas do concelho e aquela que congrega em torno de si tudo o que de melhor a região tem para oferecer. É uma autêntica montra daquilo que somos enquanto comunidade”, pode ler-se em nota de imprensa do município.

José Farinha Nunes destaca também “o excelente cartaz deste ano” e chama a atenção para “a importância do Festival enquanto pólo dinamizador da gastronomia local, ao mesmo tempo, que promove e divulga as potencialidades turísticas do concelho da Sertã”.

A 9ª edição do Festival de Gastronomia conta com um programa diverso, que inclui espetáculos musicais e atividades, com destaque para nomes sonantes do panorama musical português como D.A.M.A., Bárbara Bandeira, Áurea, Blaya e Amor Electro, bem como grupos musicais da região.

À música, juntam-se outros ingredientes para tornar a receita perfeita. À semelhança de outros anos, estarão presentes os chefes de cozinha Tia Cátia e Joe Best que vão ajudar a temperar o evento.

PUB

Para ajudar a promover o evento e levá-lo além fronteiras, haverá ainda emissão em direto do programa da RTP1 «Aqui Portugal», durante o dia 20 de julho.

O Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã tem início no dia 18 de julho (quinta-feira), com uma arruada pelas filarmónicas do concelho, a partir das 18 horas. A cerimónia de abertura do Festival acontece meia-hora depois, na Alameda da Carvalha. A animação de rua continua pelas 20 horas com o Grupo de Animação Seca Adegas e às 22 horas sobem ao palco os D.A.M.A.

No dia 19 de julho (sexta-feira), a Associação de Tambores de Casal da Madalena faz uma arruada a partir das 18 horas, seguindo-se um showcooking com a chef Tia Cátia, na Praça de Restauração do Festival. Os Brass Fusion animam as festividades depois das 20 horas e a cantora Bárbara Bandeira entra em palco pelas 22h. Áurea fica encarregue de fechar a segunda noite do festival (23h30), seguindo-se a performance do Dj Silver Fox.

Foto: CM Sertã

O programa de sábado (20 de julho) começa cedo. A partir das 9h00 inicia a Corrida do Maranho e a Rota do Maranho, ambas com partida na Avenida Padre Manuel Antunes (frente ao Terminal da Rodoviária). Os stands do Festival abrem às 10h e uma hora depois arranca a primeira parte (11h-13h) do programa da RTP1 «Aqui Portugal». A segunda parte desta emissão em direto decorre no período da tarde, entre as 14h30 e as 20h.

Entretanto, pelas 18h, o chef Joe Best realiza um showcooking na Praça de Restauração e, às 20h, os Tocá Rufar animam as ruas. Os Popxula prometem aquecer a noite a partir das 22h e hora e meia depois, Blaya promete pôr toda a gente a mexer com a sua performance. O Dj Hugo Rafael fica encarregue de embalar os mais festivaleiros madrugada fora, depois da 1 da manhã.

Domingo começa sob o signo do bem-estar. Após a abertura dos stands (10h), ocorre uma Aula de Zumba (11h). Na parte da tarde, a cultura do concelho estará em destaque, com as atuações do Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim (15h), Grupo de Concertinas da Sertã (15h30m), Escola de Acordeão da Sertã (16h) e da Tocata do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno (16h30).

Pelas 19 horas, os Xaral’s Dixie ficam responsáveis por animar as ruas, abrindo espaço para o concerto dos Amor Electro, a partir das 22 horas. O encerramento do Festival acontece, como costume, às 23h30 com um espetáculo piromusical.

Durante os quatro dias do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã decorrem diversas atividades permanentes, designadamente a “Quinta da Alegria” e “Espaço Selfie”, parede de escalada, rapel e sup paddle. O evento tem entrada livre.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here