Sertã | Terapia da fala é nova valência do Projeto Bússola

Foto: DR

O Projeto Bússola, projeto de prevenção e intervenção em contexto escolar, que integra a Equipa de Prevenção do Abandono e Insucesso Escolares (EPAIE) do Agrupamento de Escolas da Sertã (AES), passou a dispôr de Terapia da Fala. A nova valência do projeto irá incidir sobre as turmas de educação pré-escolar e 1º ciclo de ensino básico.

PUB

Segundo informação da autarquia, o projeto passa a contar com uma Terapeuta da Fala, que se juntará à equipa de três técnicos superiores das áreas de Sociologia, Psicologia e Serviço Social.

O objetivo passa pelo desenvolvimento de atividades/ações de prevenção, que se poderão estender a toda a comunidade educativa, mas que incidirá na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.

Esta nova valência, justifica a autarquia em nota de imprensa, “surge na sequência de necessidades sentidas e reportadas pelo Agrupamento de Escolas da Sertã face ao número de crianças e alunos com problemas nesta área, e face ao reduzido tempo cedido pelo Ministério da Educação, que não permite incidir na prevenção”, lê-se.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, considera que a contratação de uma Terapeuta da Fala “é uma mais-valia no contexto atual da sociedade em que vivemos, refletindo a importância da colaboração interdisciplinar e institucional, em prol do sucesso e do desenvolvimento integral de crianças e alunos”.

PUB

Quanto à abordagem, será centrada no aluno e nos contextos em que está inserido, de forma a potenciar a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento funcional e integral no âmbito das perturbações da comunicação humana. Já a prevenção será trabalhada no sentido de minimizar, por exemplo, a incidência de situações condicionantes da aprendizagem, interação social e/ou problemas de autoestima.

O desenvolvimento de trabalho no âmbito desta nova valência irá ainda complementar os vários programas e projetos que o Município da Sertã desenvolve na área da Educação, como sendo o Regime de Fruta Escolar e Produtos Hortícolas/refeições escolares, Férias a Brincar e Tempo de Acolher, termina a informação.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here