Sertã | Nunca provou Maranho nem Bucho? Restaurantes oferecem degustação grátis

Foto: mediotejo.net

Vários restaurantes no concelho da Sertã estão a oferecer uma degustação grátis de Maranho e Bucho Recheado à moda da Sertã durante os fins de semana, e ao longo deste mês de fevereiro. Esta é a terceira edição de uma campanha que quer promover e divulgar estas duas iguarias típicas da gastronomia sertaginense, mas também atrair mais turistas àquele território.

PUB

Assim, saiba que se ao fim de semana fizer refeições num dos doze restaurantes aderentes poderá (a)provar estes produtos de forma gratuita e ainda adquirir estes produtos com desconto de 5% nos Talhos Casel, Talhos Coelho e Silva e Carnes.

Poderá marcar mesa e levar a família e amigos a degustar estas iguarias num almoço ou jantar nos restaurantes “Ponte Velha”, “Ponte Romana”, “Rotunda Doce”, “Sabores do Pinhal”, “Santo Amaro”, “Regional”, “Pic-Nic”, “Lagar” e “Vilaça”, na Sertã, e na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais nos restaurantes “Rotunda” e “Centro Náutico do Zêzere” (Trízio), ou no restaurante “Sabores da Montanha”, em Pedrógão Pequeno.

“Dada a boa recetividade das anteriores edições as entidades intervenientes esperam novamente um retorno positivo assim como visibilidade no trabalho desenvolvido anualmente em prol da Gastronomia e do Turismo”, refere a organização em nota de imprensa, frisando que estarão assim a dar a conhecer e a provar o que de melhor se faz naquele concelho da Beira Baixa.

Esta campanha envolve os empresários da restauração, a APROSER e o Município da Sertã tendo por objetivo potenciar o Turismo no concelho.

PUB

Curiosidades sobre o Maranho e o Bucho Recheado

Segundo a autarquia, o maranho terá aparecido há mais de duzentos anos, por alturas das Invasões Francesas. A base deste prato é a carne de cabra e/ou ovelha, animais cuja criação é muito frequente por todo o concelho da Sertã. Entram na sua confeção o presunto, chouriço, hortelã, arroz, sal e vinho branco.

Diz-se que os Maranhos ganharam fama durante o século XX, e eram um prato habitual nos dias de festa, independentemente da condição financeira das famílias.

Atualmente é um produto acessível a todos e é protagonista do Festival de Gastronomia a que dá o nome, promovido anualmente pelo Município da Sertã.

Sertã | Nunca provou Maranho nem Bucho? Restaurantes oferecem degustação grátis
Bucho recheado à moda da Sertã. Foto: mediotejo.net

Já o Bucho Recheado, que normalmente gera alguma confusão na distinção entre um e outro para quem nunca os provou, pois ambos são habitualmente servidos fatiados.

Ao que parece, na Sertã, o Bucho Recheado só era consumido, durante as primeiras décadas do século XX, na altura do Carnaval, tendo-se estendido às restantes efemérides do calendário.

Tal como o Maranho, o Bucho ganhou visibilidade naquela região em termos gastronómicos assim que foi incluído nas ementas dos restaurantes do concelho.

O Bucho recheado à moda da Sertã é cozinhado com bucho de porco, levando carne do lombo do porco, galinha, presunto, ovos, chouriço magro, pão caseiro e vinho branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here