Sertã | Município apoia 182 beneficiários através da Rede Solidária do Medicamento

Apoiar as famílias mais carenciadas na compra de medicamentos é o objetivo (Foto: DR)

 Um ano após a assinatura do protocolo que implementou o “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”, o concelho da Sertã conta já com 182 beneficiários identificados e registados pela Câmara Municipal. Na sequência do Protocolo celebrado com a Associação Dignitude, o município da Sertã passou a integrar a Rede Solidária do Medicamento, efetuando a referenciação de munícipes socialmente vulneráveis para beneficiarem deste programa e contribuindo financeiramente para a implementação do programa.

PUB

Os benefícios concedidos abrangem apenas o apoio no acesso a medicamentos, quando prescritos em receita médica e comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde (SNS). Podem beneficiar do Programa abem todos os elementos que constituem o agregado familiar, cuja capitação seja inferior a 50% do Indexante dos Apoios  Sociais (IAS) definido para o ano de 2019, mais concretamente 217,88€ per capita (IAS 2019 = 435.76€). A cada beneficiário é atribuído um cartão que lhe permite aceder às vantagens do Programa.

Conforme explica a autarquia em nota de imprensa, “a operacionalização da Rede Solidária do Medicamento está essencialmente alicerçada na capacidade e logística da rede das Farmácias Portuguesas. Os beneficiários têm o direito de escolher livremente a farmácia onde pretendem adquirir os medicamentos abrangidos pela comparticipação do Programa abem”. Todas as farmácias do concelho da Sertã são parceiras deste programa: Confiança, Farinha, Lima da Silva e Patrício.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um programa dinamizado e gerido pela Associação Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos fundada em 2015 por entidades do setor social e do setor da saúde, que pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento motivados pelo atual contexto socioeconómico.

Possui caráter nacional e já se encontra em várias regiões do país, resultando de várias parcerias instituídas com entidades a nível local, nomeadamente autarquias, IPSS e outras instituições com intervenção na área social.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here