Sertã | Maranho temperado por Ana Malhoa, Virgul, Quim Barreiros, Rosinha e HMB

Virgul faz parte do programa cultural do Festival de Gastronomia do Maranho, na Sertã. Foto: DR

O Festival de Gastronomia do Maranho arranca esta quinta-feira, dia 12, e o sabor da iguaria recebe temperos musicais que variam entre o tropical e o pop de Virgul, as essências latinas de Ana Malhoa, o soul e o funk dos HMB e o picante de Quim Barreiros e Rosinha. Os cabeças-de-cartaz partilham a Alameda da Carvalha e o programa até domingo, dia 15, com outras atividades em que não faltam animação de rua, desporto, folclore, expositores, tasquinhas e muito mais.

PUB

O início da oitava edição do Festival de Gastronomia do Maranho está oficialmente marcado para as 18h30 de quinta-feira e conta com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. No entanto, a animação chega meia-hora antes e começa a fazer-se sentir com a arruada dos Brass Fusion.

A tarde continua com animação de rua e, pelas 22h00, Ana Malhoa estreia os concertos no palco. O mesmo local recebe Rosinha, Quim Barreiros e a Dj L’ttux a partir da mesma hora no dia seguinte, depois de uma sexta-feira marcada pelo show-cooking com a Chef Filipa Gomes, às 18h00, e a animação de rua com Da Cruz One Man Band, às 19h30.

Ana Malhoa é cabeça-de-cartaz do primeiro dia

O fim-de-semana traz as atividades desportivas, que se realizam na manhã de sábado com as partidas para a Corrida e a Caminhada do Maranho marcadas para as 09h00 e a Mega Aula de Zumba que se realiza a partir das 10h00. Depois do desporto, saberá melhor o almoço acompanhado pela animação de rua do grupo Vai de Ronco, a partir das 13h00.

PUB

A digestão é acompanhada, a partir das 15h00, pelas danças do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, do Rancho da APPACDM Sertã (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) e do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, dando lugar, pelas 19h00, a um novo momento em que as ruas se animam.

A música junta-se com o concerto da Escola de Acordeão da Sertã durante a tarde e toma conta do palco principal à noite, a partir das 22h00, com os diferentes ritmos da banda Os Red, do músico Virgul e do Dj Hugo Rafael. Os visitantes podem aproveitar a festa noite dentro sem problemas uma vez que as iniciativas de domingo apenas começam às 13h00 com a animação de rua dos Kumpania Algazarra.

Os HMB fazem as despedidas do palco no domingo

Até ao encerramento do evento, assinalado à meia-noite com um espetáculo piromusical, o folclore e a música estão de regresso. Pelas 15h00, sobe ao palco o Grupo de Concertinas da Sertã, seguido pelo Grupo de Animação Seca Adegas, a Tocata do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, o Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim e a Farra Minhota. As ruas voltam a ter animação às 19h00 e cabe aos HMB fazer as despedidas do palco a partir das 22h00.

O Festival de Gastronomia do Maranho continua a “tradição” de ter uma confraria convidada e a de 2018 é a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada. Esta edição também aposta na sustentabilidade ambiental com o compromisso assumido em conjunto com a Valnor (Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos) de assegurar a gestão dos resíduos produzidos durante os quatro dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here