Sertã | Fim de semana dedicado à Diabetes trouxe 300 ao concelho

Os participantes vieram de várias zonas do país. Foto: CM Sertã

Vindas de diversos locais de norte a sul do país, cerca de 300 pessoas participaram nos dias 28 e 29 de setembro na iniciativa “Diabetes sem Limites”, promovida pelo município da Sertã em parceria com a Associação Diabéticos Todo-o-Terreno e com o apoio da Associação de Diabéticos da Zona Centro e Associação Diab(r)etes.

PUB

As atividades eram dirigidas a pessoas com diabetes, cuidadores e à população em geral, tendo como principal objetivo a partilha de experiências de pessoas com diabetes que praticam desportos e os benefícios que a atividade física tem no controlo da doença e na saúde em geral.

Do programa fizeram parte palestras com desportistas de diversas áreas.

A palestra do primeiro dia teve lugar na Casa da Cultura da Sertã, e foi iniciada por João André Sousa, médico que focou os benefícios da prática de atividade física e os comportamentos que as pessoas com diabetes devem adoptar antes, durante e após a prática desportiva.

A nutricionista Veria Dias moderou a conversa com desportistas que partilharam experiências de gerir a diabetes durante o exercício físico, nomeadamente a forma de avaliar a variação da glicose, o modo de gerir a medicação, que refeições realizar e qual a composição das mesmas.

PUB

Nesta conversa participaram atletas como João Melo (atleta de andebol federado), João Cerejo (atleta de golf federado), Maria Conceição Marques (praticante de dança e caminhadas), João André Sousa (atleta de crossfit), Fernando Santos (maratonista e atleta de provas de velocidade), Carlos Rui Neves (atleta de ginástica acrobática e mesa alemã) e Sérgio Moreira (trail running e corrida, que realizou o Ultra Trail du Mont-Blanc).

Seguiu-se o almoço oferecido pelo Município da Sertã, Associação Diab(r)etes e Associação Diabéticos Todo-o-Terreno, confeccionado pela APAES (Associação de Pais e Amigos dos Escuteiros da Sertã).

O programa da tarde incluiu a caminhada com peddy-paper organizada pelos Escuteiros e APAES (que possibilitou aos participantes conhecer melhor a vila da Sertã), corridas (5km e 10km) e o percurso de BTT até ao Troviscal e regresso, com o apoio da Selinda BTT.

O segundo dia começou com a aula de Yoga com a Professora Sara Nunes, a que se seguiu a sessão “À conversa com desportistas com diabetes”. Moderada pela nutricionista Vera Dias, a conversa contou com os contributos de André Coimbra (atleta federado de Andebol), Santiago Fonseca (atleta de trampolim), Laura Aguiar-Conraria (praticante de Taekwondo), José Maria Tanqueiro (atleta e treinador de Ténis), Carlos Farinha (atleta de Triatlo, BTT e Ironman), Maria João Cruz (escaladora e praticante de Yoga), Vasco Ÿu Bello (praticante de Ballet Clássico e Dança Contemporânea) e Sérgio Louro (Trail e BTT). Alguns destes convidados eram crianças e a partilha da sua gestão e controlo da doença, permitiu compreender que a diabetes não é impeditiva da prática desportiva com sucesso, tendo a intervenção e debate com a audiência enriquecido a sessão.

Na parte da tarde, a Alameda da Carvalha foi o palco de diversas atividades desportivas, nomeadamente canoagem dinamizada pelos Escuteiros do Agrupamento 170 da Sertã, jogos de Futebol e Basquete e ainda a prática de Jogos Tradicionais, com o apoio dos alunos do Curso Técnico de Desporto do Instituto Vaz Serra. A energia da aula de Zumba, dinamizada pela Professora Daniela Bernardo, encerrou o programa deste conjunto de iniciativas que possibilitou a partilha de experiências desportivas e a desmitificação da prática desportiva de diferentes desportos por pessoas com diabetes, assim como a descoberta do Concelho da Sertã por pessoas provenientes de todo o país.

A iniciativa “Diabetes sem limites” contou com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros 170, Associação de Pais e Amigos dos Escuteiros da Sertã, Bombeiros Voluntários da Sertã, Curso Profissional de Técnico de Multimédia e Comunicação e Serviços Digitais do Agrupamento de Escolas da Sertã (reportagem fotográfica), Instituto Vaz Serra, Junta de Freguesia da Sertã e Selinda BTT.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here