Sertã | Exposição sobre o Padre Manuel Antunes inaugurada na Casa da Cultura 

Foto: DR

A exposição “Padre Manuel Antunes, s.j. – Um Pedagogo da Democracia e da Liberdade” vai ser inaugurada, na Casa da Cultura da Sertã, no próximo dia 26 de março, pelas 19h00. Esta exposição, que estará patente ao público até 6 de abril, assinala o início das comemorações do I Centenário do Nascimento do Padre Manuel Antunes.

PUB

Promovida pela Câmara Municipal da Sertã e comissariada por José Eduardo Franco e Luís Machado de Abreu, a exposição é constituída por uma série de 12 painéis, onde os principais momentos da vida e obra do Padre Manuel Antunes são lembrados, nomeadamente a sua infância no Concelho da Sertã, bem como todo o seu percurso académico e profissional até ao seu falecimento em janeiro de 1985.

Para o presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, esta iniciativa é “uma oportunidade única para conhecer melhor uma figura notável e influente da sociedade portuguesa, que nasceu no Concelho da Sertã, faz agora 100 anos. Falar do Padre Manuel Antunes é recordar um homem que marcou gerações, desde presidentes da República a primeiros-ministros, passando por atores, jornalistas ou políticos, e terminando nos muitos cidadãos anónimos que o conheceram ou que com ele privaram”.

José Farinha Nunes não duvida que “todos temos muito a aprender com os ensinamentos deixados pelo Padre Manuel Antunes e com o seu exemplo de vida. A Câmara Municipal da Sertã, ao promover esta exposição, tem presente o que deve ser uma das funções primordiais de qualquer autarquia – enaltecer e destacar os seus heróis e fazer deles referências para as gerações mais jovens”.

“O Padre Manuel Antunes é alguém que a Sertã não esquece e que nunca esqueceu a Sertã. Basta lembrar que a grande maioria dos apelidos dos seus pseudónimos eram topónimos do nosso Município”, afirmou José Farinha Nunes.

PUB

Com esta exposição, que estará depois em itinerância por todo o país, arrancam as comemorações do I Centenário do Nascimento do Padre Manuel Antunes, promovidas pela Câmara Municipal da Sertã em parceria com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e com a Universidade Aberta, através da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização.

As comemorações, que contam com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vão estender-se ao longo de todo o ano de 2018 e serão marcadas por um conjunto de iniciativas, de onde se destaca o congresso internacional «Padre Manuel Antunes: Liberdade do Saber e o Saber como Liberdade», a Maratona de Leitura, dedicada ao Padre Manuel Antunes, a produção de um documentário televisivo ou a publicação de uma biografia ilustrada, entre muitas outras atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here