Sertã | Cerca de 100 associações e coletividades homenageadas no Dia do Concelho (c/ vídeo)

A "foto de família" das associações e coletividades do Concelho. Foto: mediotejo.net

“Enaltecer o dinamismo e os bons exemplos das associações e coletividades do concelho e, ao mesmo tempo, lembrar o seu importante papel na sociedade e a ação decisiva que assumem no desenvolvimento e bem-estar da população” foi o objetivo da homenagem ao tecido associativo concelhio que a Câmara Municipal da Sertã realizou no feriado municipal, dia 24 de junho.

PUB

A Alameda da Carvalha foi o ponto de encontro dos representantes das cerca de 100 coletividades que, uma a uma, foram sendo chamadas para a “foto de família”.

Foi uma forma de reconhecimento às associações culturais e desportivas, associações de pais, comissões de melhoramentos e IPSSs, “a seiva que dão vida ao município “, como disse o presidente da Câmara, pelo trabalho que desenvolvem, num concelho disperso, com cerca de 15 mil habitantes.

Na Sertã, o feriado municipal é celebrado todos os anos a 24 de junho, não por ser dia de São João Até porque o padroeiro do Concelho é São Pedro), mas por ser a data de nascimento de D. Nuno Álvares Pereira, que nasceu em Cernache do Bonjardim a 24 de junho de 1360.

Mas o feriado municipal neste sempre foi comemorado neste dia. Antes de 1978 o feriado municipal era assinalado a 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, e foi no mandato do ex-autarca Ângelo Farinha que se procedeu à mudança.

PUB

“Fê-lo como nobre gesto educativo, exaltando o Condestável agora também S. Nuno de Santa Maria”, dado que entretanto foi canonizado, como sublinhou o presidente da Câmara Municipal. Para José Farinha Nunes, D. Nuno Álvares Pereira é um “herói maior da nossa história e filho dileto do concelho”.

No entanto, o feriado municipal não se destinava a homenagear apenas os “heróis do passado”, mas sim também para “lembrar e homenagear os do presente, heróis coletivos cuja ação e desempenho tem sido fundamental para o desenvolvimento da nossa comunidade”, afirmou o autarca no seu discurso.

Presidente da Câmara Municipal da Sertã. Foto: mediotejo.net

“As associações e coletividades do concelho merecem o nosso mais profundo reconhecimento e admiração”, disse José Farinha Nunes elogiando os “dirigentes, colaboradores e sócios que trabalham afincadamente para o bem estar social público, sem qualquer remuneração, apenas com o único propósito de cumprir a sua missão”.

Destacou a “seriedade, dinamismo e sobretudo a força e o querer que colocam em tudo o que fazem”.

Comemorações do feriado municipal na Sertã. Homenagem às associações e coletividades

Publicado por mediotejo.net em Segunda-feira, 24 de junho de 2019

 

Consideradas parceiros “importantes e fundamentais”, as associações e coletividades “muitas vezes interpretam os anseios das populações e garantem o bem-estar nas aldeias do nosso concelho”, realça.

Para o presidente da Câmara, a existência de mais de uma centena de coletividades é “sinónimo de que o movimento associativo está de boa saúde no concelho da Sertã”.

O autarca considera que “enquanto agentes diretos de promoção da qualidade de vida e da valorização pessoal dos munícipes”, estas organizações “funcionam como verdadeiros polos de participação cívica e de desenvolvimento cultural, recreativo  e desportivo”.

Por isso, José Farinha Nunes é de opinião ser “da mais elementar justiça lembrar e homenagear o trabalho das associações e coletividades fazendo votos para que esse empenho e dinamismo continue”.

“Acreditamos que a união faz a força e este deve continuar a ser o nosso lema”, concluiu o Autarca que gere os destinos de um Município que tem aprofundado o relacionamento com o movimento associativo.

O programa das comemorações do feriado municipal começou com o tradicional Hastear da Bandeira Nacional, no edifício dos Paços do Concelho da Sertã, com a participação da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense. Ainda a meio da manhã realizou-se a deposição de uma coroa de flores junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira, em Cernache do Bonjardim.

Depois do lanche convívio oferecido aos representantes das associações e coletividades, a animação musical na Alameda da Carvalha coube a Augusto Canário e Paloma.

A final do XXII Torneio de Futsal Luís Gouveia no Pavilhão Desportivo Municipal da Sertã encerrou o programa do Dia do Concelho.

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here