Sertã | Centro de Assistência Social do Troviscal continua na luta pelo seu lar de idosos

Foto: mediotejo.net

O Centro de Assistência Social da Freguesia do Troviscal, que iniciou em 2016 a construção de um lar de idosos na localidade com capacidade para 32 utentes, com verbas próprias, enfrenta agora dificuldades para conseguir concluir aquele projeto. O orçamento global ronda 1.5 milhão de euros e apesar de não haver estimativa para entrada em funcionamento, a IPSS não desiste pois “a esperança é a última a morrer”.

PUB

A obra “está parada e o maior constrangimento reside na falta de verbas e na demora quanto à abertura de candidaturas do quadro comunitário Portugal2020”, justificou ao nosso jornal o presidente da direção do Centro de Assistência Social, Flaviano Dias.

Esta obra, que já iniciou construção “por administração direta no valor de cerca 350 mil euros” visa criar cerca de 10 novos postos de trabalho e terá capacidade para 32 utentes, e é vista como “uma necessidade para a população de Troviscal”, disse Flaviano Dias.

A população, cada vez mais envelhecida, e a desertificação não dá tréguas a estas terras do Interior do país. Como tal, a IPSS decidiu avançar com este “lar que terá centro de noite”.

A construção encontra-se parada, sendo que até agora todo o investimento foi feito por administração direta com verbas da própria IPSS, representando cerca de 350 mil euros de investimento. Foto: mediotejo.net

O Centro tem associados e vai fazendo eventos, nomeadamente pelos aniversários, e outros eventos para “colmatar algumas despesas extra”, pois é “impensável conseguir mais de 700 mil euros para terminar” a obra maior daquela instituição. A própria Câmara da Sertã atribuiu em 2017 uma verba de 50 000 euros para apoio à IPSS neste sentido, mas Flaviano Dias entende que seria “a abertura de candidaturas no âmbito do Portugal2020” que poderia garantir, de alguma forma, um desfecho feliz para o projeto.

PUB

O projeto foi instalado em terreno doado pela Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Troviscal, ocupando aquele que era o antigo campo de futebol da localidade.

Recorde-se que o Centro de Assistência Social do Troviscal tem em funcionamento as valências de centro de dia e apoio domiciliário, adjacentes ao edifício da Junta de freguesia daquela localidade, assistindo atualmente 40 utentes.

Imagem do projeto para o futuro lar de idosos do Troviscal. Foto: mediotejo.net
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here