Sertã | Cartuchos de Amêndoa em destaque no 7 Maravilhas Doces

A segunda meia final disputa-se no mercado municipal de Ferreira do Zêzere, às 21:00 do dia 31 de agosto, e vai ter em competição os doces 'Bons Maridos', de Ferreira do Zêzere, a 'Palha de Abrantes', de Abrantes, entre outros. Foto: 7Maravilhas

O doce tradicional de Cernache do Bonjardim ‘Cartuchos de Amêndoa’ conseguiu ser apurado como pré-finalista e disputou a meia final do concurso no sábado, dia 24 de agosto, não tendo conseguido, no entanto, os votos necessários para levar os Cartuchos de Amêndoa à Gala Finalíssima, onde serão finalmente desvendadas as 7 Maravilhas Doces de Portugal.

PUB

A votação iniciou-se às 10 horas de quinta-feira (22 de agosto) e decorreu até este sábado, 24 de agosto, dia em que se realizou a primeira meia-final do concurso, em Arcos de Valdevez. Em competição estiveram a Amêndoa Coberta de Moncorvo IGP, Barrigas de Freira, Bolinhol de Vizela, Bolo de Ançã, Cavacas de Resende, Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, Charutos dos Arcos, Crista de Galo, Dom Rodrigo de Lagos, Esperanças, Fofos de Belas, Jesuíta, Mel Biológico do Parque Natural de Montesinho, Roscas de Monção.

De acordo com os nomes divulgados no fecho das votações, os 7 doces que seguem para a final de dia 7 de setembro, a disputar em Montemor-o-Velho, são o “Bolinhol de Vizela”, o doce “Crista de Galo”, as “Barrigas de Freire”, a “Amêndoa Coberta de Moncorvo IGP”, as “Roscas de Monção, o “Mel Biológico do Parque Natural de Montesinho” e os “Charutos dos Arcos”.

A segunda meia final disputa-se no mercado municipal de Ferreira do Zêzere, às 21:00 do dia 31 de agosto, e vai ter em competição os doces ‘Bons Maridos’, de Ferreira do Zêzere, a ‘Palha de Abrantes’, de Abrantes, além da Boleima de Portalegre, Brisa do Liz, Filhós de Cabrela, Folar de Olhão, Ovos Moles de Aveiro, Pastel de Nata, Pastel de Tentúgal, Porquinho Doce, Pudim de Nozes do Convento de Jesus de Setúbal, Queijadas, Sardinha Doce de Trancoso, e a Tigelada de Proença-a-Nova.

Na votação que decorreu na tarde de quarta feira, dia 21, os Cartuchos de Amêndoa foram o doce mais votado conseguindo assim ser repescados para a primiera das meias-finais do concurso. Um percurso que deu grande visibilidade ao doce e à região, apesar de não ter conseguido chegar à finalíssima de 7 de setembro. Na primeira fase distrital, as Tigeladas de Proença-a-Nova conseguiram recolher maior número de votos.

PUB

No final do programa transmitido em direto pela RTP na quarta-feira, a presidente da Junta de Freguesia de Cernache, Filomena Bernardo, foi chamada ao palco para festejar e agradecer a participação de todos os que votaram. Para o presidente da Câmara da Sertã, “a gastronomia do concelho da Sertã tem qualidade e essa qualidade vem sempre ao de cima”.

Em declarações ao mediotejo.net, José Farinha Nunes congratulou-se pela vitória e por ter conseguido chegar à meia final. “Deixou-nos a todos satisfeitos porque é uma forma de reconhecimento da qualidade da nossa gastronomia”, disse, sublinhando que os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim vêm juntar-se a outros também conhecidos e reconhecidos como o maranho, o bucho recheado ou a sopa de peixe. “Temos produtos excelentes”, concluiu.

Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim. Foto: DR

Os 28 pré-finalistas foram divididos por sorteio pelas duas meias finais, a primeira realizou-se no dia 24 em Arcos de Valdevez e a segunda realiza-se no próximo dia 31 de agosto, em Ferreira do Zêzere.

Em cada semifinal são apurados apenas 7 doces, correspondendo aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase, os sete elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Finalíssima contará com os 14 finalistas apurados nas semifinais e serão eleitos 7 doces pelos portugueses, que constituirão as 7 Maravilhas Doces de Portugal.

A Gala Finalíssima marcada para 7 de setembro de 2019 em Montemor-o-Velho, será transmitida pela RTP1, em horário nobre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here