Sertã | Biblioteca Itinerante começa a circular esta quarta-feira

Foto: Caroline Pimenta

A Biblioteca Itinerante da Sertã, batizada como “Biblioandante”, vai começar a circular pelo concelho esta quarta-feira, dia 20 de março. Antes da partida, decorrerá uma cerimónia de bênção da viatura e apresentação pública à população, pelas 10h30, na Alameda da Carvalha.

PUB

Na primeira paragem da Biblioteca Itinerante em cada uma das vilas e aldeias do concelho decorrerá uma pequena sessão festiva, com a presença de contadores de histórias.

Esta nova valência do município será gerida pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, e é inspirada nas antigas bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, estando em exposição uma dessas icónicas carrinhas no local.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, garante que este é o concretizar de “um sonho antigo da autarquia, graças a uma parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e outras entidades”.

O autarca acredita que este projeto “permitirá aproximar o Município da Sertã da sua população, nomeadamente a que vive mais longe da sede de concelho, oferecendo um serviço diferenciador, que procurará satisfazer algumas das necessidades mais prementes dos habitantes”.

PUB
As clássicas Bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian. Foto: DR

Reduzir as distâncias e oferecer serviços de proximidade

A nova Biblioteca Itinerante, além de contar com os serviços habituais de uma biblioteca, vai disponibilizar serviços de apoio à saúde e um posto móvel do Balcão Único do Município. Além de possibilitar e incentivar a leitura de livros e revistas, poderão fazer-se rastreios de tensão arterial, glicémia e colesterol, preencher e entregar formulários e requerimentos de diferentes serviços, aceder à Internet e fazer fotocópias. Numa fase posterior, será possível efetuar pagamentos numa caixa multibanco portátil.

O projeto pretende contribuir ainda para construção de uma memória viva do concelho da Sertã, pelo que, numa segunda fase, dar-se-á início à recolha e difusão do património imaterial do município e também à dinamização do serviço «Ler para quem quiser ouvir», que oferece uma sessão de leitura personalizada ou em grupo, recorrendo a técnicas de biblioterapia.

O percurso da Biblioandante da Sertã já se encontra definido e, numa primeira fase, contempla paragens nas vilas e aldeias do município: Sipote, Castanheiras, Ermida, Pombas, Figueiredo, Mosteiro de São Tiago, Troviscal, Carvalhal do Troviscal, Macieira, Valongo, Palhais, Quintã, Castelo, Mourisco, Cernache do Bonjardim, Nesperal, Cabeçudo, Tapada, Bravo, Pedrógão Pequeno, Carvalhos, Pampilhal, Amioso, Codiceira, Várzea de Pedro Mouro, Sambado, Outeiro da Lagoa, Várzea dos Cavaleiros, Maljoga, Viseu Fundeiro, Sesmo, Carvalhal, Santana, Marmeleiro, Aldeia da Ribeira e Maxial da Estrada.

A informação sobre os dias, locais e horário de paragem será divulgada oportunamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here