Sertã | ANAFRE evocou a memória de Calado Pina em Cernache do Bonjardim

Foto: mediotejo.net

Diamantino Calado Pina, falecido presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, e que fora um membro da Delegação Distrital da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) em Castelo Branco, foi lembrado esta sexta-feira à tarde, num momento de homenagem junto do busto erguido em sua memória. Foi também cumprida uma vontade sua: o Conselho Diretivo da ANAFRE reuniu em Cernache do Bonjardim.

PUB

Filomena Bernardo, presidente da UF Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, abriu a sessão de boas-vindas lembrando o antecessor Calado Pina e referindo que estava a ser cumprido “o seu sonho”, por “homens e mulheres de caráter e de palavra”.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara da Sertã, disse ser uma “honra” receber a ANAFRE no concelho, congratulando-se com esta sessão a realizar-se em Cernache do Bonjardim que honrou a memória de Calado Pina, um homem de “decisão fácil” e que não descansava enquanto não atingisse os objetivos que traçava.

“Não há nada melhor para começar uma reunião do que homenagear o excelente presidente de Junta de freguesia que era Diamantino Calado Pina. Tinha um perfil de lutador em todas as áreas, desde a política, familiar e empresarial”, disse José Farinha Nunes, referindo que “pessoas destas, quando nos deixam é uma perda muito grande”, no entanto, terminou, “está bem sucedido”, dirigindo-se a Filomena Bernardo.

Pedro Cegonho, presidente da ANAFRE e presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, lembrou que é hábito descentralizar as sessões ordinárias do Conselho Diretivo da ANAFRE no sentido de poderem conversar e contactar com os presidente de Junta, ter uma articulação mais próxima com os presidente de Câmara e uma forma de conhecer as dificuldades e conhecer e valorizar aquilo que é bem feito. Mas esta sessão teve um valor diferente.

PUB
Pedro Cegonho, dirigente da ANAFRE, lembrou Calado Pina e disse que a principal motivação para a reunião em Cernache do Bonjardim foi a de honrar a memória do antigo colega, “um entusiasta da ANAFRE”. Foto: mediotejo.net

O presidente da ANAFRE justificou que o primeiro motivo para que a reunião se realizasse em Cernache do Bonjardim foi precisamente “evocar a memória de Diamantino Calado Pina”. Pedro Cegonho indicou o falecido colega como “um entusiasta da ANAFRE, dos participantes mais frequentes em todas as atividades e nas reuniões do Conselho Geral” e uma “pessoa especial, com simpatia e camaradagem com todos os eleitos locais, fossem de que partido político fossem”.

Acrescentou o dirigente que a última vez que haviam estado com Calado Pina foi mesmo antes do fatídico acontecimento que lhe ceifou a vida, numa cerimónia dos 100 anos de designação republicana de Junta de freguesia, em junho de 2016, no Palácio da Mitra (sede da ANAFRE) e na Assembleia da República, em Lisboa.

“Eu não ficaria de consciência tranquila se acabasse os meus mandatos na ANAFRE e não viesse prestar-lhe a devida homenagem pelo contributo que deu ao crescimento da Associação Nacional de Freguesias”, assegurou.

Calado Pina junto das bandeiras da ANAFRE, no último encontro a que compareceu, em Lisboa. Foto: DR

Pedro Cegonho lembrou ainda que a freguesia que preside, Campo de Ourique, em Lisboa, tem São Nuno Álvares Pereira como patrono à semelhança do que sucede com Cernache do Bonjardim. Neste sentido, o presidente endereçou convite à presidente de Junta Filomena Bernardo e ao autarca José Farinha Nunes para que possam estar presentes numa missa comemorativa do 10º aniversário da canonização do Santo Condestável, organizada em conjunto com a Paróquia, em Campo de Ourique.

Antes do início dos trabalhos do Conselho Diretivo, todos os presentes depositaram uma coroa de flores junto do busto erigido em memória de Diamantino Calado Pina, falecido a 28 de junho de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here