Saúde | Sofia Theriaga nomeada diretora executiva do ACES Estuário do Tejo

Sofia Theriaga é a nova diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo. Foto: DR

Sofia Theriaga é a nova diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo, um cargo que vai assumir esta terça-feira e por um período de três anos, conforme nomeação publicada hoje (dia 17 de fevereiro) em Diário da República. Sofia Theriaga, que foi diretora executiva do ACES Médio Tejo desde 2012 até fevereiro de 2020, substitui no cargo Maria do Céu da Cruz Canhão.

PUB

“É designada para o cargo de diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo, pelo período de três anos, a licenciada Maria Sofia Theriaga Mendes Varanda Gonçalves, atendendo à competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada evidenciadas na respetiva nota curricular que se anexa ao presente despacho, dele fazendo parte integrante”, pode ler-se na publicação em DR, onde é referido ainda que o presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação, ou seja, esta terça-feira.

O Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo, tem como zona de influência a área correspondente aos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, abrangendo uma área geográfica de 1482,68 Km2. Esta área contava, de acordo com os dados dos Censos 2011, com uma população residente de 244.377 indivíduos.

PUB

Sofia Theriaga nasceu em Tomar, em fevereiro de 1970, tendo como habilitações académicas o Curso de Alta Direção em Gestão de Unidades de Saúde para Gestores — Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (2013/2014), o Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP) — Instituto Nacional de Administração Pública (2011/2012), o Diploma de Especialização em Gestão Pública — Instituto Nacional de Administração Pública (2011/2012), e Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa — Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (1994).

Foi Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, desde dezembro de 2012, responsável pela Unidade de Apoio à Gestão do Agrupamento de Centros de Saúde Serra d’Aire, de junho de 2009 a dezembro de 2012, e membro do Gabinete Regional de Crise na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (Despacho n.º 7059/2018), desde fevereiro de 2019, entre outros cargos que desempenhou.

PUB

Para render Sofia Theriaga como diretora executiva do ACES Médio Tejo, foi nomeada Diana Leiria, que já exerce funções desde o início deste mês.

Diana Leiria é a nova Diretora do ACES Médio Tejo. Foto: mediotejo.net

Licenciada em Relações Internacionais, pela Universidade Lusíada, Diana Faria dos Santos Leiria, 49 anos, tem o curso de especialização em Administração Hospitalar e desempenhou, desde 2012, as funções de Coordenadora da Unidade Hospitalar de Gestão de Inscritos para Cirurgia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e de diretora do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria, desde 2014 e até 2018, ano em que foi nomeado Carlos Ferreira.

Diana Leiria, nascida a 01 de abril de 1970, natural da Sé Nova, Coimbra, tem Licenciatura em Relações Internacionais, pela Universidade Lusíada, de Lisboa, 1989/1994, e, ultimamente, desempenhou funções no Departamento de Planeamento e Contratualização da ARSLVT. Professora provisória do ensino secundário nas escolas Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes e Escola Secundária de Ourém, de 1994 a 1996, Diana Leiria substitui no cargo Sofia Theriaga.

O ACES Médio Tejo tem 2.706 quilómetros quadrados e abrange 11 municípios com cerca de 225 mil utentes/frequentadores.

O ACES Médio Tejo é composto pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here