Sardoal | Projeto Capela cria tapetes de flores no renovar das tradições da Semana Santa

Projeto Capela 2019, Sardoal. Duas das vencedoras. Créditos: mediotejo.net

Pelo sexto ano consecutivo, as gerações mais novas do Sardoal voltam a encontrar-se com a tradição pascal que junta a fé e a natureza em tapetes de flores. A exposição alusiva ao Projeto Capela foi inaugurada na sexta-feira, 5 de abril, no Espaço Cá da Terra, e Beatriz Nascimento, a aluna que venceu a edição de 2019, viu agora o seu desenho ganhar forma na Capela do Senhor dos Remédios (Convento de Santa Maria da Caridade).

PUB

Realizado há 18 anos, o Projeto Capela é exposto no espaço Cá da Terra pelo sexto ano consecutivo, resultando num conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas do concelho de Sardoal, alusivos aos tapetes de flores da Semana Santa.

Beatriz Nascimento, a aluna que venceu a edição de 2019, viu agora o seu desenho ganhar forma na Capela do Senhor dos Remédios (Convento de Santa Maria da Caridade). Foto: CMS

Na inauguração da exposição, que decorreu a 5 de abril, foram entregues os diplomas aos três primeiros classificados no concurso (embora só estivessem presentes a primeira e a terceira classificadas). Os restantes alunos (do 5º ano 9º ano) recebem o diploma de participação na Escola.

De entre os 130 trabalhos selecionados para a exposição, o trabalho de Beatriz Nascimento foi o escolhido para ser executado no chão da Capela do Senhor dos Remédios.

Foto: mediotejo.net

Maria Silva também se destacou entre os alunos que participaram na edição deste ano do projeto que envolve a comunidade escolar ao conquistar o segundo prémio, seguida de Beatriz Matos, que ficou em terceiro. No caso da jovem sardoalense classificada em segundo lugar, as cores e as formas que escolheu também se irão transformar num tapete de flores no foyer do Centro Cultural Gil Vicente.

PUB

O presidente da Câmara Municipal do Sardoal, Miguel Borges, e a diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, Ana Paula Sardinha, destacaram a importância deste projeto que, apesar de ser apresentado como uma sexta edição, tem raízes de quase duas décadas.

Projeto Capela 2019, Sardoal. Créditos: mediotejo.net

Um projeto “muito querido” para Miguel Borges quando “há 19 anos, era coordenador do departamento de expressões da Escola, e reparámos, fruto também de uma tradição de família em que a Igreja da Misericórdia era decorada pela família da Ana, que havia menos crianças e jovens a colaborar e daí ter nascido esta ideia no departamento das expressões da Escola” Drª. Maria Judite Serrão Andrade, explicou, solicitando ajuda dos alunos “na materialização” das obras nas diferentes capelas.

Oiça aqui o presidente Miguel Borges:

Sardoal / Projecto Capela. A directora do Agrupamento de Escolas de Sardoal é o presidente da câmara falando da envolvencia dos alunos com as tradições religiosas.

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 5 de abril de 2019

Da parte de Ana Paula Sardinha, a diretora manifestou-se “muito orgulhosa” no Projeto, por ser “um dos mais acarinhados quer pelos professores quer pelos alunos” uma vez que “permite manter viva uma das mais emblemáticas tradições do concelho e articular o currículo com o contexto local”, disse, agradecendo aos alunos “pela qualidade e quantidade de trabalhos expostos”.

Oiça aqui a professora Ana Paula Sardinha:

Sardoal / Projecto Capela. A directora do Agrupamento de Escolas de Sardoal é o presidente da câmara falando da envolvente dos alunos com as tradições religiosas.

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 5 de abril de 2019

A inauguração da exposição Projeto Capela 2019 surge como momento zero do programa religioso e complementar que decorre entre 6 e 28 de abril, ficando os trabalhos patentes até 9 de junho, dia da Festa do Espírito Santo (ou do Bodo).

O Projeto Capela é enquadrado pelo Agrupamento de Escolas de Sardoal e tem o objetivo de estimular a criatividade e sensibilizar para a importância de se manterem as tradições no concelho, envolvendo os alunos na Semana Santa e numa tradição secular.

Projeto Capela 2019, Sardoal. Créditos: mediotejo.net

Educação pela Arte com ‘Sardoal Mostra-se’

A seguir à inauguração dos trabalhos relativos ao Projeto Capela, os alunos do Agrupamento de Escolas de Sardoal seguiram para o Auditório do Centro Cultural Gil Vicente onde decorreu o segundo dia do ‘Sardoal Mostra-se’. Um projeto intermunicipal de Educação pela Arte cofinanciado pelo Portugal 2020 que nas suas várias vertentes ascende a 100 mil euros.

A ideia deste projeto “não é criar artistas” explicou o vereador com o pelouro da Educação, Pedro Rosa, mas sim “desenvolver competências não curriculares, e criar cidadãos a pensar fora da caixa”.

Projeto Sardoal Mostra-se. Créditos. mediotejo.net

Assim, no âmbito da disciplina ‘Faz de Conta’, de oferta complementar de expressão dramática, os meninos do 1ºA, 2ºA e 4ºE do Agrupamento de Escolas de Sardoal apresentaram os trabalhos realizados sob a coordenação de José Ramalho e a sua equipa (Eunice Correia e Magda Moreira).

Dois filmes apreciados por uma sala cheia revelando que pais e educadores têm “interesse pelo trabalho que os filhos desenvolvem na escola” disse o coordenador do projeto reforçando que o objetivo da disciplina ‘Faz de Conta’ passa por “criar pessoas melhores, com criatividade, resiliência”.

Assim, cada projeto foi desenhado por cada turma para a apresentação de duas histórias: ‘A Floresta de Água’ e ‘Guerra Não – Paz Sim’.

Projeto Sardoal Mostra-se. Créditos. mediotejo.net
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here