Sardoal | Pequenos munícipes foram assistir e participar na reunião de executivo camarário

Foto: mediotejo.net

Tinha tudo para ser uma reunião ordinária de executivo camarário, não fosse o autarca Miguel Borges propôr ao Agrupamento de Escolas uma visita da turma de 4º ano ao salão nobre dos Paços do Concelho, para que os alunos pudessem perceber o funcionamento da câmara municipal e dos vários momentos de decisão política. Os alunos de 9 anos não se fizeram rogados e mostraram-se à altura do desafio. No final, aprovada a exceção à regra, os muitos interessados puderam manifestar o seu descontentamento bem como dar sugestões de melhoria na governação do município. Miguel Borges, presidente da CM Sardoal, terminou a sessão dizendo que foi “a reunião mais bonita até agora”.

PUB

Gonçalo Ramalho, de Entrevinhas, foi o primeiro a intervir, dizendo que na sua rua não há pressão na água e não permite o aquecimento.

Sebastião Carola, sugeriu que se devia aproveitar os espaços de Sardoal para fazer hortas comunitárias.

PUB

Leonor André fez questão de deixar o seu ponto de vista, dizendo que no Sardoal deveriam existir mais postos de trabalho, e isso poderia resolver-se com estabelecimento de mais indústrias.

Outra das alunas, Matilde Caldeira, concordou e acrescentou que as estradas velhas do concelho deviam ser arranjadas.

PUB

Já Mariana Luís referiu que deviam haver mais jardins e parques para os meninos da sua idade.

Afonso Martins refere que as casas velhas e destruídas deviam ser arranjadas.

Marcelo André interveio e disse que há falta de profissionais de saúde no concelho de Sardoal.

A aluna Eva Ventura sugeriu a criação de eco-pistas para fazer exercício físico.

Durante a sessão, os membros do executivo tiveram o cuidado de explicar as suas posições bem como expressar os seus sentidos de voto de modo a que os alunos pudessem aperceber-se de toda a dinâmica da sessão. Foto: mediotejo.net

Num período de intervenção excecional, que permitiu o diálogo entre os pequenos munícipes e o executivo camarário, os alunos mostraram ter feito o trabalho de casa, estando a par e atentos ao que se passa nas suas freguesias e no concelho em geral.

Miguel Borges, presidente da CM Sardoal, foi o culpado desta sessão diferente. O autarca admitiu à comunicação social que esta iniciativa resultou de um desafio lançado por si ao agrupamento de escolas, nomeadamente a este grupo específico no qual está o seu filho também. “E como a escola faz algumas atividades sobre as profissões dos encarregados de educação, um dia, enquanto encarregado de educação e explicando o que era a minha profissão, convidei-os a participar numa reunião de câmara e verem o que é que fazemos, o que discutimos, como é que as coisas são”, explicou.

“Foi com enorme gosto e enorme orgulho que vi que realmente o desafio foi aceite e que temos cá as nossas crianças, foi uma reunião diferente, muito bonita, com boas propostas, temos munícipes atentos, os jovens sabem aquilo que querem”, frisou, acrescentando que os jovens revelam conhecimento e que as sugestões apresentadas são válidas.

“Quem sabe se daqui a uns anos, algum deles, se sentará nas cadeiras que nós agora ocupamos”, referiu.

O autarca confidenciou ainda que é costume ter em casa “uma forte oposição, no sentido construtivo, de dar sugestões, e o trabalho de casa vem feito para a câmara também”, brincando com o facto de o seu filho não ter participado, dizendo que o fez para que “os colegas brilhassem, já que ele intervém noutros fóruns”, disse entre risos.

Os alunos saíram com notória boa disposição, e com um conselho do autarca sardoalense. “É bom termos munícipes como vocês são, que desde pequeninos, começam a habituar-se a estas coisas (…) Mas não se esqueçam de outra coisa: vocês como munícipes têm direitos, mas também deveres. Temos que exigir os nossos direitos, mas também temos que cumprir os nossos deveres”, terminou, agradecendo a presença de todos.

No final da sessão, outro desafio foi cumprido com eficácia: o autarca Miguel Borges pediu colaboração da turma de pequenos munícipes para cantar os parabéns ao vereador Rui Serras, do GIS. Foto: mediotejo.net
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here