Sardoal | Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo promove património gastronómico local

Couve de Valhascos. Créditos: Raúl Esperto

O Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo decorre este sábado, dia 30 de novembro, e no domingo, dia 1 de dezembro, promovido pela Associação Cultural e Desportiva de Valhascos (ACD), em parceria com o Município de Sardoal e que visa promover e divulgar o património gastronómico local.

PUB

O evento gastronómico decorrerá na sede da Associação, em Valhascos, e contará com um jantar, pelas 20h00, cujos ingredientes principais são as couves e o azeite. A par da gastronomia, a noite será abrilhantada com as atuações de Diogo Mendes e da fadista Joana Cota.

No domingo, dia 1 de dezembro, às 16:00, haverá lugar a um workshop dedicado ao “Azeite – características e processos”, num festival tem como objetivo divulgar a couve e o azeite, com forte tradição no concelho, contribuindo para a afirmação e preservação da gastronomia típica sardoalense.

A couve de Valhascos tem sido alvo de diversos estudos devido à sua genética e propriedades, sendo uma couve tronchuda, em forma de repolho, acreditando-se que a sua qualidade estará relacionada com a localização geográfica da aldeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here