Sardoal | Centro de Saúde da vila vai ter dentista para toda a população

Foto: mediotejo.net

Sardoal vai ter dentista no Centro de Saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O presidente da Câmara, Miguel Borges, anunciou na quarta-feira a realização de um protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo ( ARSLVT) que permite acesso a consultas de saúde oral a toda a população.

PUB

Um protocolo de saúde oral, assinado com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, vai permitir que os sardolenses tenham dentista através do SNS. O documento foi aprovado na quarta-feira, em reunião de Câmara, com o objetivo de instalar consultas de saúde oral no Centro de Saúde da vila, contemplando não apenas higiene oral mas também visitas ao médico-dentista.

O presidente da Câmara Municipal, Miguel Borges (PSD) explicou que cabe ao município, no âmbito de um quadro comunitário, “adquirir a cadeira e os equipamentos de dentista” enquanto a ARSLVT fica responsável pela colocação dos técnicos, preparando desta forma a nova valência do Centro de Saúde de Sardoal.

O investimento do município ronda os 40 mil euros, mas Miguel Borges acredita que esse valor seja “assumido na totalidade por fundos comunitários”.

As consultas de saúde oral serão abertas a “toda a população” e, tratando-se de um serviço público, estarão sujeitas apenas às taxas moderadoras ou até serão gratuitas para os cidadãos isentos do pagamento de taxas.

PUB

Miguel Borges ainda reconhece a saúde oral como “uma lacuna muito grande” no SNS, por isso considera este protocolo uma medida “muito importante” para a população.

O município é também responsável pela manutenção dos equipamentos e serviços operacionais, nomeadamente de limpeza do espaço.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here