Sardoal | Câmara aprova protocolo com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas

Loja do Cidadão em Sardoal. Foto: DR

O município de Sardoal prepara-se para acolher um Gabinete de Apoio ao Emigrante e um Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, a instalar na Loja do Cidadão da vila, anunciou o autarca Miguel Borges (PSD). O protocolo de cooperação entre a autarquia e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) foi aprovado por unanimidade na passada reunião de executivo camarário.

PUB

O Gabinete de Apoio ao Emigrante irá servir os “emigrantes e imigrantes não só do Sardoal, mas da região” e será “um local que os pode apoiar nas suas necessidades, e em vez de se deslocarem para alguns destes serviços, muitos situados em Santarém, podem assim fazê-lo no Sardoal”, disse o autarca, mencionando apoios de índole “social, aquisição de nacionalidade, pedidos de colocação no estrangeiro, apoios noutras áreas sociais como processos de articulação com as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens”.

Quanto ao Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, que “irá funcionar em articulação com o Gabinete de Apoio ao Empresário” e pretende estimular e apoiar os investimentos quer “de concidadãos ou outros de nacionalidade estrangeira” no território, tendo apoio no “acesso a programas, incentivos e outros”.

Miguel Borges adiantou que a assinatura do protocolo vai decorrer a 7 de fevereiro, e espera-se a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas naquela ocasião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here