Sardoal | Atores locais recebem formação profissional teatral no âmbito da Rede Eunice (C/VIDEO)

O Teatro Nacional D. Maria II apresentou no sábado, no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, a peça de teatro “Frei Luís de Sousa”. No âmbito da Rede Eunice, não é só o público da região que beneficia desta parceria, como também vários atores amadores do Grupo de Teatro do GETAS que estão a receber formação com o encenador profissional Miguel Loureiro. Uma experiência gratificante e enriquecedora para a evolução dos jovens atores do Grupo Experimental de Teatro Amador de Sardoal – GETAS.

PUB

A medida foi solicitada pelo presidente da autarquia, Miguel Borges, que vê nestas ações de formação aos atores locais uma “mais valia” para a sua aprendizagem e um “complemento ao que vai ficar, fruto da parceria estabelecida com a Rede Eunice e o Teatro Nacional D. Maria II ao longo destes últimos três anos.

“São três espetáculos por ano e, a par da qualidade dos espetáculos que foi possível proporcionar aos sardoalenses e ao público de toda a região, esta questão da formação dada por quem sabe aos nossos atores é algo que fica, para além dos espetáculos de teatro”, notou, qual semente que pode ajudar a germinar outros patamares qualitativos nos atuais atores amadores de Sardoal, com historial e reputação na 9ª arte.

Atores do GETAS recebem formação com o encenador profissional Miguel Loureiro. Foto: Paulo Jorge de Sousa

Miguel Borges quer mais e, depois desta ação de formação que decorreu até este domingo, com o encenador Miguel Loureiro, aponta à realização de outros workshops, ao nível da cenografia, som, iluminação e caracterização, enumerou.

A formação de atores do GETAS decorreu durante este fim de semana de 18 e 19 de maio, tendo na sessão de sábado o encenador Miguel Loureiro destacado ao mediotejo.net a importância deste trabalho com as pessoas das comunidades onde o Teatro Nacional D. Maria II apresenta os trabalhos, tendo a sua ação formativa incidido na oralidade para palco e nas formas de comunicação e apresentação.

PUB
Uma experiência gratificante e enriquecedora para a evolução dos jovens atores do Grupo Experimental de Teatro Amador de Sardoal – GETAS. Foto: Paulo Jorge de Sousa

“É essencialmente trabalhar a matriz do texto e as propedêuticas da oralidade como formas de comunicarem a sua arte”, disse ao mediotejo.net relativamente ao workshop que está a ministrar.

Experiente nas artes de palco mas na linha da frente da aprendizagem estava a atriz Cristina Curado, presidente do GETAS, que destacou a importância da formação e destes workshops no âmbito da Rede Eunice, a necessidade de formação regular e contínua aos atores locais, e as mais valias da aprendizagem obtida neste sábado que, notou, aguça o apetite para os atores saberem mais e poderem crescer em postura e no palco.

Atores locais recebem formação profissional teatral no âmbito da Rede Eunice. Foto: Paulo Jorge de Sousa

A peça de teatro “Frei Luís de Sousa”, encenada por Miguel Loureiro, subiu ao palco do Centro Cultural Gil Vicente na noite de sábado, a partir do texto de Almeida Garret, e contou com interpretação dos atores profissionais Álvaro Correia, Ângelo Torres, Carolina Amaral, Gustavo Salvador Rebelo, João Grosso, Maria Duarte, Rita Rocha, Sílvio Vieira e Tónan Quito.

A apresentação desta peça de teatro insere-se na terceira temporada da Rede Eunice em Sardoal, com espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II.

A Rede Eunice assume esta designação como homenagem a Eunice Muñoz, sinónimo de talento, de teatro e de comunhão com o público de várias gerações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here