Sardoal | Associações e alunos embelezam a Vila com 11 presépios no Jardim da Junta de Freguesia (c/FOTOS)

Concurso de Presépios 2019, iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Sardoal. Créditos: mediotejo.net

No total são 11 os presépios de rua instalados no Jardim da Junta de Freguesia de Sardoal. Numa iniciativa da Junta local, os presépios foram construídos por alunos do Agrupamento de Escolas de Sardoal e por coletividades da Freguesia. Em jeito de concurso, em exposição até 7 de janeiro de 2020, cinco trabalhos encontram-se a votação e os três primeiros classificados recebem prémios. A grande novidade é uma estrela gigante com 7 metros de altura e 9 metros de largura.

PUB

O II Concurso Presépios de Rua e Iluminação de Natal arrancou no dia 2 de dezembro, em Sardoal, com 11 presépios expostos, seis da edição de 2018 e cinco novos a concurso. A Junta promove pelo segundo ano consecutivo a iniciativa com os Presépios de Rua em exposição no Jardim da Junta até dia 07 de janeiro de 2020, para poderem ser apreciados por toda a população.

O projeto nasceu no ano passado de uma ideia da Junta de Freguesia de Sardoal, que desafiou a diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, Ana Paula Sardinha, no arranque do ano letivo, para a construção de presépios de rua no sentido de “embelezar” a Vila de Sardoal por ocasião das festividades natalícias.

PUB

“Desafiamos as turmas de Educação Tecnológica e de Educação Especial a construírem presépios e adquirimos o material” disse na época ao mediotejo.net o presidente da Junta de Freguesia de Sardoal, Miguel Alves.

Concurso de Presépios 2019, iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Sardoal. Créditos: mediotejo.net

Este ano o convite foi endereçado a todas as associações da Freguesia, “para além do nosso principal parceiro que é Agrupamento de Escolas de Sardoal. Temos seis presépios do ano passado e cinco novos que vão estar a votação e serão premiados: o Agrupamento de Escolas de Sardoal, da turma de Educação Especial, os grandes vencedores de 2018; os Últimos do Ribatejo; a Associação de Pais; os GETAS e o Grupo Desportivo Os Lagartos de Sardoal”, explicou ao mediotejo.net Miguel Alves.

PUB

Em 2018, o desafio foi lançado no intuito de alegrar um pouco mais o Natal dos sardoalenses e desafiar os alunos a envolverem-se cada vez mais nas tradições. Segundo o presidente da Junta, o objetivo principal passa por “dar alegria à Vila, que os miúdos gostem e mantenham as tradições do Natal. Sardoal tem uma característica muito religiosa e é importante passar este espírito do Natal, que perdure para sempre”.

A novidade de 2019 passa também pela iluminação de Natal. “Alargámos este ano o número de presépios, a iluminação está mais composta e temos uma estrela de Natal gigante que tem 7 metros de altura com nove de largura, no edifício da Junta de Freguesia”, acrescentou o autarca.

Concurso de Presépios 2019, iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Sardoal. Créditos: mediotejo.net

A votação será efetuada através da página na rede social Facebook da Junta de Freguesia (por cada like 1 ponto) e através de urna colocada nas instalações da autarquia (por cada voto 5 pontos).

Quem se deslocar à Junta de Freguesia “beneficia mais o seu favorito porque vai dar cinco votos a votar presencialmente e um voto nas redes sociais” vinca Miguel Alves.

Concurso de Presépios 2019, iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Sardoal. Créditos: mediotejo.net

Os três primeiros classificados serão contemplados com prémios monetários no valor de 200, 100 e 75 euros, respetivamente. “No total serão 375 euros a premiar os nossos associativistas, mas no fundo é dar alegria e a magia do Natal. O investimento é muito superior a este número, em iluminação, madeiras, cabanas, no apoio às associações. Este ano não comprámos os materiais porque já tínhamos as cabanas desde o ano passado e não oferecemos os materiais mas temos toda a iluminação, que é nossa, um investimento inferior a 2018 mas ainda assim avultado” nota o presidente da Junta. Em 2018 a autarquia investiu na iniciativa cerca de dois mil euros.

Cada um dos presépios tem uma numeração e uma pequena memória descritiva para informar o visitante dos materiais utilizados e do título do presépio bem como a respetiva razão que lhe deu nome, com designações tão sugestivas como por exemplo ‘Lagartinhos Cintilantes’.

Após a visita aos 11 presépios expostos no Jardim da Junta de Freguesia, o grupo coral dos GETAS – Grupo Experimental de Teatro Amador de Sardoal, presenteou a população que compareceu à inauguração da exposição com cinco canções de Natal e a seguir brindou-se com um Sardoal de honra.

As luzes acendem diariamente ao anoitecer ficando ligadas até ao raiar da manhã seguinte e até ao dia de Reis.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here