Sardoal | Arquivo Histórico Municipal vai receber nome de Luís Manuel Gonçalves

O presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Miguel Borges, mostra algumas das obras, sobre o concelho, da autoria de Luís Gonçalves. Créditos: mediotejo.net

A Câmara Municipal de Sardoal aprovou por unanimidade a proposta de atribuir o nome de Luís Manuel Gonçalves ao Arquivo Histórico Municipal. Em reunião de Executivo realizada na quarta-feira, 13 de março, o antigo vereador e vice-presidente daquele município, recentemente falecido, foi reconhecido pelo sua participação cívica, associativa e pelo seu legado no estudo da história local ao longo de mais de 40 anos.

PUB

O Arquivo Histórico Municipal vai receber o nome de Luís Manuel Gonçalves em sua homenagem. O professor recentemente falecido era natural de Entrevinhas, e dedicou “pelos menos 40 anos da sua vida à investigação e ao tratamento da história do concelho de Sardoal”, lembrou o presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Miguel Borges (PSD), durante a reunião de executivo de quarta-feira.

Por seu lado, o vereador socialista Pedro Duque considera ser esta proposta”uma das melhores homenagens” que se poderia fazer a Luís Manuel Gonçalves, tendo feito notar que Sardoal perdeu uma pessoa “inestimável” e ele próprio “um amigo”. Carlos Duarte, igualmente eleito pelo Partido Socialista, lembrou o momento que chegou a Sardoal e de como conheceu o concelho através do trabalho de Luís Manuel Gonçalves.

Sardoal | Arquivo Histórico Municipal vai receber nome de Luís Manuel Gonçalves
Reunião de Câmara de Sardoal. Créditos: mediotejo.net

À margem da reunião o presidente mostrou aos jornalistas “dois exemplos de trabalhos de Luís Manuel Gonçalves que, não tendo formação na área da História, dedicou-se ao estudo dessa área. O livro ‘Sardoal do Passado ao Presente – Alguns Subsídios para a sua Monografia’ é um documento que desde 1992 é utilizado como a nossa verdadeira história.

Um trabalho utilizado constantemente pelos alunos da nossa escola. O mesmo se passa com ‘Festividades Religiosas do Concelho de Sardoal’ um outro livro editado em 2000”, deu conta Miguel Borges.

PUB

Além de livros publicados, Luís Manuel Gonçalves “tem um trabalho de investigação que tem sido espelhado pelas redes sociais. Sabemos que deixou trabalhos praticamente concluídos e pela proximidade que tínhamos como amigos, sei que deixou trabalhos sobre Gil Vicente”, revelou.

Por isso, na perspetiva do Executivo, “é mais do que justo que o Arquivo Histórico Municipal passe a ter o seu nome, porque é a imagem da nossa história local, do interesse e da dedicação. As qualidades humanas excecionais e entrega à causa pública merecem o público reconhecimento de toda a comunidade sardoalense”, enfatizou o autarca.

Sardoal | Arquivo Histórico Municipal vai receber nome de Luís Manuel Gonçalves
Luís Manuel Gonçalves. Créditos: DR

Luís Manuel Gonçalves, antigo vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Sardoal, morreu no dia 27 de fevereiro, aos 66 anos, vítima de doença prolongada. Professor, associativista e político, sendo um grande dinamizador da cultura local, existindo mais de uma dezena de publicações da sua autoria sobre os mais diversos assuntos. Fascinava-o saber as razões por detrás dos factos.

Lançou com o Grupo Experimental de Teatro Amador de Sardoal (GETAS) a revista ‘Atrium’ e foi ainda presidente da Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior. Por onde passou deixou a sua marca, mas também a paixão que colocava em tudo o que fazia.

A proposta será agora remetida para a Assembleia Municipal de Sardoal e após a sua aprovação decorrerá a materialização dessa homenagem, com o descerramento de uma placa pelo Município em conjunto com a família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here