Sardoal | Alunos embelezam a Vila com seis presépios no jardim da Junta de Freguesia (c/fotos)

Presépios de rua, no jardim envolvente à Junta de Freguesia de Sardoal. Presépios realizados pelos alunos do 5º ao 8º ano nas disciplinas de Educação Tecnológica e Complemento à Educação Artística, bem como de uma turma de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Sardoal.

São seis os presépios de rua instalados e inaugurados esta segunda-feira, dia 3 de dezembro, no jardim que circunda a Junta de Freguesia de Sardoal. Numa iniciativa da Junta, os presépios foram construídos por alunos do Agrupamento de Escolas de Sardoal. Em jeito de concurso, até dia 6 de janeiro de 2018, os trabalhos encontram-se a votação. Os três mais votados serão premiados com uma visita à Vila Natal de Óbidos.

PUB

O projeto nasceu de uma ideia da Junta de Freguesia de Sardoal, que desafiou a diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, Ana Paula Sardinha, logo em setembro, no arranque do ano letivo, para a construção de presépios de rua no sentido de “embelezar” a Vila de Sardoal por ocasião das festividades natalícias. “Desafiamos as turmas de Educação Tecnológica e de Educação Especial a construírem presépios e adquirimos o material. Acho que está muito bonito!” disse ao mediotejo.net o presidente da Junta de Freguesia de Sardoal, Miguel Alves, convidando a uma visita.

Os presépios foram então realizados pelos alunos do 5º ao 8º ano nas disciplinas de Educação Tecnológica e Complemento à Educação Artística, bem como por uma turma da Educação Especial, num projeto comparticipado na totalidade pela Junta de Freguesia com um custo de cerca de dois mil euros, englobando as madeiras, materiais de pintura, impermeabilizantes e prémios para os três melhores presépios.

Sardoal | Alunos embelezam a Vila com seis presépios no jardim da Junta de Freguesia (c/fotos)
Inauguração dos Presépios de rua, no jardim envolvente à Junta de Freguesia de Sardoal.

“Temos de destingir o mérito. As pessoas ao votarem escolhem os mais bonitos. Levaremos as três turmas, alunos e docentes, à Vila Natal de Óbidos levando o Natal ao coração de cada um deles”, avançou o presidente da Junta, acrescentando um outro desafio: “Vamos desafiar o município na cedência gratuita do transporte”.

Isto porque decorre um concurso até dia 6 de janeiro de 2019 no qual os sardoalenses (e não só) podem escolher o seu presépio favorito. “As pessoas que vierem à Junta de Freguesia votam presencialmente, temos uma urna para esse efeito. Numerámos os presépios de 1 a 6, só é permitido votar uma vez, e vamos lançar através de fotografias na Internet. Votos presenciais 5 pontos, votos através do Facebook 1 ponto”, explica Miguel Alves, dando vantagem, claro, a quem visitar os presépios ao vivo, a cores e com luzes.

PUB

O desafio foi lançado no intuito de alegrar um pouco mais o Natal dos sardoalenses e desafiar os alunos a envolverem-se cada vez mais nas tradições. Segundo o presidente da Junta, o objetivo principal passa por “dar alegria à Vila, que os miúdos gostem e mantenham as tradições do Natal. Sardoal tem uma característica muito religiosa e é importante passar este espírito do Natal, que perdure para sempre”.

Os materiais eleitos para a elaboração dos presépios são diversos desde madeiras, plásticos (garrafões e garrafas), esferovite, arames, palha, musgo, cápsulas de café ou pneus. “Os materiais foram escolhidos pelos alunos e adquiridos pela Junta de Freguesia, materiais que permitissem ficar na rua de preferência reutilizáveis, defendendo o meio ambiente. As cabaninhas de madeira foram construídas pelos funcionários da Junta”, explicou o autarca.

Sardoal | Alunos embelezam a Vila com seis presépios no jardim da Junta de Freguesia (c/fotos)
Inauguração dos Presépios de rua, no jardim envolvente à Junta de Freguesia de Sardoal. A diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, Ana Paula Sardinha (à esquerda), o presidente da Câmara Municipal Miguel Borges (ao centro) e o presidente da Junta de Freguesia de Sardoal, Miguel Alves (à direita)

Cada um dos presépios tem uma pequena memória descritiva para informar o visitante dos materiais utilizados e do título do presépio bem como a respetiva razão que lhe deu nome, com designações tão sugestivas como ‘natal sob as estrelas’, ‘estrela cadente’, ‘presépio risonho, ‘cabana de luz’, ‘deixai vir a mim as crianças’ e ‘presépio rolante AKA bonito’.

Presente na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Miguel Borges, disse, felicitando a Junta de Freguesia, que com esta iniciativa “o Natal em Sardoal fica muito mais alegre. O espírito de Natal tem uma força completamente diferente quando transmitimos estes valores aos meninos”.

Por seu lado, a diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, Ana Paula Sardinha, deu conta do desafio que lançou aos docentes que “responderam com muito entusiasmo embora com alguma apreensão porque o tempo era escasso mas muito bem e mostraram a criatividade dos alunos, valorizaram o nosso contexto local e embelezaram ainda mais esta linda Vila de Sardoal”.

Em declarações ao mediotejo.net Ana Paula Sardinha referiu o envolvimento de 120 alunos e seis docentes no projeto, que acabou por encaixar-se nos conteúdos das disciplinas, ou seja, os presépios “vão contar para a nota dos alunos” refletindo-se na avaliação de final do primeiro período do ano letivo 2018/2019. Sendo um trabalho sobre o Natal “os alunos manifestaram-se entusiasmados e com vontade de apresentar um trabalho para embelezar a Vila”.

Após a inauguração o presidente da Junta convidou os presentes para um Sardoal de Honra nas instalações da Junta de Freguesia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here