Sardoal | A tradição das capelas e igrejas enfeitadas para visitar de 18 a 21 de abril

A tradição das capelas e igrejas enfeitadas regressa este ano ao Sardoal de 18 a 21 de abril. Foto: CMS

Calcula-se que seja uma tradição exclusiva do Sardoal e faz já parte da identidade deste concelho. Entre a Quinta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, este ano entre os dias 18 e 21 de abril,  grupos de moradores, várias entidades e associações colaboram na elaboração de tapetes de flores que são, depois, colocados no chão das Igrejas e Capelas da Vila (igreja da Misericórdia e Convento Santa Maria da Caridade e Capelas: Senhor dos Remédios, Sant’Ana, Santa Catarina, Nossa Senhora do Carmo, S. Sebastião e Espírito Santo).

PUB

Esta tradição revela uma forte ligação entre as gerações que passaram, as atuais e as que virão. Nos últimos anos esta tradição foi estendida a Igrejas e Capelas fora da vila, sempre com grande empenho por parte da população que participa de forma ativa na secular tradição da Semana Santa de Sardoal.

A semana santa de Sardoal esteve em em destaque na BTL em Lisboa. Foto: CMS

Semana Santa

Concelho de profundas tradições religiosas e de fé, é no período da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa que elas ganham maior relevo, realizando-se este ano de 7 de abril, (com a procissão dos Passos do Senhor) a 21 de abril (culminando com a Procissão da Ressurreição).

A Procissão dos Passos do Senhor é a celebração de maior imponência e dimensão e decorreu no domingo, dia 14. Incluiu o Sermão do Encontro, na Praça da República. É, sempre, um momento de grande comoção de todos quantos assistem ao evento, abrindo as programações da Semana Santa.

PUB

Inserida nas celebrações da Semana Santa de Sardoal, a Procissão do Senhor da Misericórdia (ou dos Fogaréus) realiza-se na Quinta-feira Santa, dia 18 de abril. Todo o ambiente desta Procissão, conferido pelas luzes das velas e dos archotes (toda a iluminação das ruas é desligada), é muito místico e emocionante.

A juntar a isto, nas janelas das casas, nas varandas e escadarias do Convento de Santa Maria da Caridade, acendem-se mais de 600 lamparinas. São, também, expostos durante a Procissão os painéis do século XVIII com cenas da paixão pertencentes à Misericórdia.

No dia 19 de abril, decorre a Procissão dos Passos do Senhor, antecedendo a Procissão da Ressurreição, a 21 de abril.

Miguel Borges, presidente da CM Sardoal, esteve na BTL a apresentar a semana santa 2019. Foto: CMS

A Semana Santa é uma das épocas mais exuberante e bonita. As Capelas e Igrejas da vila estão todas abertas entre os dias 18 e 21 de abril e mostram os seus tapetes de flores, cuidadosamente elaborados por grupos de pessoas que, ano após ano, fazem questão de criarem tapetes à base de flores e verduras naturais com desenhos alusivos à Semana Santa e à Paixão de Cristo.

As flores, na sua maioria, são apanhadas no campo. A única exceção encontra-se na Igreja Matriz. O retábulo da Capela do Sagrado Coração de Jesus é decorado com trigo germinado no escuro, ficando com uma tonalidade amarela. Decora o altar onde será adorada a hóstia consagrada. Todos os anos a decoração é a mesma.

A tradição das capelas e igrejas enfeitadas para visitar de 18 a 21 de abril. Foto: CMS

As Igrejas são: Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia e Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade. As Capelas são: Capela do Espírito Santo, Capela Nossa Senhora do Carmo, Capela de Santa Catarina, Capela de Sant’Ana, Capela de São Sebastião e Capela do Senhor dos Remédios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here