Santarém | Distrital do BE mantém Carlos Matias como cabeça de lista às legislativas

Distrital de Santarém do BE aprovou por larga maioria o nome de Carlos Matias para cabeça de lista às legislativas. Foto: DR

O nome do atual deputado do BE, Carlos Matias, foi hoje aprovado em plenário de militantes do Bloco de Esquerda de Santarém por larga maioria (68%) para encabeçar a lista de deputados a eleger por este círculo eleitoral nas legislativas de 6 de outubro. A lista B, encabeçada por Fabíola Cardoso e apoiada pela direção nacional do partido, somou 37 votos contra os 81 obtidos por Carlos Matias, números não oficiais mas revelados ao mediotejo.net por uma fonte bloquista. Tem agora a palavra final a Mesa Nacional do BE, que reúne no próximo sábado, dia 6 de julho.

PUB

A assembleia distrital de Santarém, reunida hoje numa lotada Casa do Brasil, contou com a presença de Pedro Filipe Soares, da direção nacional do partido. A Comissão Política já havia avisado os militantes de Santarém que, independentemente do resultado da votação de hoje, iria propor “à Mesa Nacional os nomes de Fabíola Cardoso e Roberto Barata por “necessidades de renovação” do partido.

Numa carta dirigida aos militantes de Santarém, a que o mediotejo.net teve acesso, a Comissão Política (CP) disse ter tomado “conhecimento do anúncio público, pela Comissão Coordenadora Distrital de Santarém (CCDS), da indicação do nome do camarada Carlos Matias para encabeçar a lista eleitoral pelo círculo de Santarém às próximas eleições legislativas” (..) e que, “presumindo que essa proposta será presente à Assembleia Distrital do dia 29, a Comissão Política informa os proponentes dessa candidatura e a Assembleia Distrital de que pretende apresentar à Mesa Nacional os nomes dos camaradas Fabíola Cardoso e Roberto Barata, que nos parecem corresponder às necessidades de renovação da nossa presença eleitoral e da nossa futura representação parlamentar”.

Com as pressões geradas entre a estrutura local e a nacional, o clima da assembleia distrital de hoje antevia alguma tensão, tendo Carlos Matias endereçado dias antes uma mensagem aos seus militantes, a que o mediotejo.net teve acesso, lembrando que “o plenário (…) decidirá quem irá propor para cabeça de lista. Soberanamente, rejeitando todas as ilegítimas chantagens e pressões externas, venham de onde vierem. No distrito de Santarém tem de ser “o povo quem mais ordena”, disse Carlos Matias. “Estamos prontos para assumir o mandato que nos confiarem. Por isso apelamos a que exerças livremente o teu voto nesta candidatura”, reforçou.

Carlos Matias é o atual deputado do BE eleito por Santarém e a distrital quer a sa continuidade. A direção nacional tem outro entendimento. Foto: mediotejo.net

Na sessão deste sábado seria ainda aprovada uma moção condenando a ingerência dos órgãos nacionais em decisões locais e em “matérias que são da sua exclusiva competência”, tendo a distrital do BE feito notar que “não abdica do seu direito estatutário de propor os dois primeiros nomes na lista de candidatos da lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Santarém”.

PUB

Em Santarém, os militantes do BE, aprovaram a lista A:

Lista dos quatro primeiros efetivos:

1 – Carlos Matias, tem 67 anos e reside no Entroncamento. É Engenheiro Técnico de Telecomunicações. Foi membro da Assembleia do MFA, a seguir ao 25 de abril. Foi fundador do Bloco de Esquerda e seu dirigente local, distrital e nacional. Foi coordenador distrital. Atualmente é membro da Coordenadora Distrital de Santarém. Desempenha funções de autarca desde há 24 anos, quer como vereador da Câmara Municipal do Entroncamento, quer como deputado municipal na Assembleia Municipal deste concelho. É deputado à Assembleia da República desde 2015. É Coordenador do BE na Comissão de Agricultura e Mar e membro suplente na Comissão de Saúde.

2 – Luís Gomes, Sociólogo, 50 anos, reside em Salvaterra de Magos. Vereador na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, desde 2009. Membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda. Membro da Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Santarém e do seu secretariado, bem como da Concelhia de Salvaterra de Magos e do seu secretariado.

3 – Ana Sofia Ligeiro, geógrafa, 40 anos, reside em Torres Novas.

4 – Maria Lurdes Martins, independente, 57 anos, reside em Abrantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here