Santarém | António Filipe é o candidato da CDU nas eleições legislativas

O deputado da CDU, António Filipe. Foto: DR

António Filipe, vice-presidente da bancada comunista e há nove legislaturas na Assembleia da República, é o candidato da CDU no círculo eleitoral de Santarém às eleições legislativas do próximo dia 6 de outubro, anunciou hoje a Coligação Democrática Unitária.

PUB

A deputada e dirigente de “Os Verdes”, Heloísa Apolónia, por sua vez, vai concorrer às eleições legislativas como cabeça-de-lista por Leiria, onde a CDU não elegeu ninguém em 2015, em vez do seu habitual circulo eleitoral de Setúbal.

Ainda segundo anunciou hoje a coligação que une comunistas e ecologistas, além da mudança de local de candidatura da líder parlamentar do PEV, que foi a terceira de quatro eleitos no distrito sadino há quatro anos e vai completar sete legislaturas seguidas, também o ex-deputado Miguel Tiago adota um novo círculo eleitoral: Viseu em vez de Lisboa, onde tinha sido o terceiro de cinco eleitos em 2015.

O geólogo de 39 anos abandonou o hemiciclo de São Bento já nesta legislatura, em setembro de 2018, após 13 anos, justificando o facto com o interesse em dedicar-se a outros afazeres profissionais, volta a concorrer ao posto de deputado, desta feira por “terras de Viriato”, distrito no qual a CDU também não conseguiu eleger qualquer representante há quatro anos.

Outra cara nova na CDU é o primeiro candidato por Faro, o distribuidor comercial de 35 anos Tiago Raposo, assessor no município de Silves, que assim substitui como cabeça-de-lista algarvio o atual deputado e professor universitário Paulo Sá.

PUB

De resto, o experiente parlamentar e vice-presidente da bancada comunista António Filipe, há nove legislaturas na Assembleia da República, mantém-se na corrida a um lugar no parlamento como primeira figura no círculo eleitoral de Santarém.

Pela CDU concorrem ainda como cabeças-de-lista pelos Açores e pelo circulo eleitoral de Fora da Europa, respetivamente o médico António Almeida, 60 anos, e a professora de Inglês Dulce Kurtenbach, 72 anos.

António Filipe. Foto: DR

António Filipe, 56 anos, Jurista e Professor Universitário. Foi membro do Conselho Directivo da Faculdade de Direito de Lisboa entre 1982 e 1984 e membro da Assembleia de Representantes entre 1982 e 1985. Foi membro da Direcção do Conselho Nacional da Juventude em 1988. Foi membro da Direcção Nacional, da Comissão Política e do Secretariado da JCP – Juventude Comunista Portuguesa. Foi ainda membro da Assembleia Municipal da Amadora e e membro da Assembleia Municipal de Sintra. Deputado do PCP à Assembleia da República nas V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII Legislaturas. Membro da
Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Foi Vice-Presidente da Assembleia da República de 2004 a 2009 e de 2011 a 2015.
É Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PCP e membro do Comité Central do PCP.

C/LUSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here