Rede Eunice do Nacional D. Maria II estreia-se no Sardoal, Vila Real e Funchal

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) divulgou hoje o programa de itinerância “Rede Eunice”, e as apresentações no estrangeiro das suas produções, todas de autoria e encenadas pelo seu diretor artístico, Tiago Rodrigues.

Neste ano de estreia, a Rede Eunice estende-se a Sardoal, Vila Real e Funchal.

“A missão de um teatro nacional está para lá dos limites do seu edifício, deve ir ao encontro do território nacional”, afirma em comunicado o TNDM, acrescentando que o nome dado à rede é uma “homenagem a Eunice Muñoz, sinónimo de talento, de teatro e de comunhão com o público de várias gerações”.

PUB

O projeto visa a “difusão de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo D. Maria II”, afirma o TNDM que atesta: “Pretende-se, deste modo, a montagem de um sistema de circulação, entre o Teatro Nacional e um conjunto de teatros municipais, que será progressivamente alargado ao longo das próximas três temporadas”.

No Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, “Ifigénia” sobe à cena em novembro, “A origem das espécies”, em janeiro, e “As criadas”, em maio.

PUB

No Teatro de Vila Real é apresentado, em novembro próximo, “Ifigénia”, de Tiago Rodrigues, em janeiro do próximo ano, “A origem das espécies”, uma criação com Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva, Paula Diogo, e, em maio de 2017, “As criadas”, de Jean Genet, numa encenação de Marco Martins.

Estas três produções sobem também ao palco do Municipal Baltazar Dias, no Funchal: “Ifigénia” e “A origem das espécies”, em fevereiro próximo, e “As criadas”, em maio.

Quanto a deslocações ao estrangeiro, já no próximo mês, “António e Cleópatra”, de Tiago Rodrigues, que também encena, está em cena no Théâtre de la Bastille, em Paris. A peça ficará em cartaz de 14 de setembro a 08 de outubro, e segue para o Kaaitheater, em Bruxelas, onde vai ficar em cartaz de 13 a 15 de outubro.

Da capital belga, a peça “António e Cleópatra” seguirá para o Festival Temporada Alta, no Teatro de Salt, Girona, no nordeste de Espanha.

Outra peça, com texto e encenação também de Tiago Rodrigues, “Bovary”, uma coprodução do Théâtre de la Bastille e do TNDM, apresenta-se no Festival des Arts à Bordeaux, em Bordéus, no sudoeste de França, nos dias 13 e 14 de outubro, e segue para o Théâtre Les Tanneurs, em Bruxelas, onde é apresentada nos dias 08 e 09 de novembro.

De 15 a 18 de novembro, a peça sobe ao palco di Comédie de Béthune – Centre Dramatique National, em Béthune, Pas-de-Calais, no norte de França, e “Bovary” termina a digressão no Théâtre Garonne, em Toulouse, no sudeste de França.

Outra peça, também assinada por Tiago Rodrigues, que estará em digressão internacional, é “By heart”, em cartaz no Short Theatre Rome, em Roma, nos dias 16 e 17 de setembro, e em outubro, nos dias 21 e 22, no Teaterhuset Avant Garden, em Trondheim, no centro da Noruega, seguindo para Amesterdão, nos dias 19 e 20 de outubro, para ser representada no Frascati.

Em novembro “By heart” está em cartaz, nos dias 18 e 19, no Théâtre l’Aire Libre, em Rennes, no noroeste de França, e de 01 a 03 de dezembro apresenta-se no Théâtre Joliette-Minoterie, em Marselha, no sul de França.

Termina a digressão no Centro Cultural Onassis, em Atenas, nos dias 16 a 18 de dezembro.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here