“Profresco”, por Armando Fernandes

Pregado grelhado. Foto: DR

Veio a onda de calor, regressou o desejo de aragens frescas provenientes das massas de ar Hélio marítimas, por isso mesmo voltei a refeiçoar mo cada vez mais amplo restaurante-peixaria-marisqueira Profresco sita na periferia de Peniche, concretamente na estrada marginal de acesso ao farol do Carvoeiro.

PUB

Na primeira refeição apreciei devidamente refulgentes croquetes de choco cuja fritura lhe acentuou a sapidez que os transformou em paté ao serem colocados sobre bom pão de trigo. Um fresquíssimo pregado grelhado concedeu razão a todos quantos afirmam ser o peixe português o melhor do Mundo, desconte-se o lado patriota e o facto de os opinantes não conhecerem os peixes existentes por exemplo na Oceânia e Alaska. Mas que o pregado era excelente, lá isso era.

No segundo ágape a escolha recaiu em tiras de choco frito com pão amanteigado, minúsculos joaquinzinhos e arroz de tomate. Se o choco frito em consonância provocou a gula até colocar em causa o restante pedido, os pequenos carapaus comeram-se à mão, sem irem ao prato, ficando o substancioso arroz a honrar a ocupação da louça na companhia de salda bem salpicada de azeite e vinagre. Se na primeira refeição a sobremesa foi bolo de queijo, nesta uma rodela de torta de pêra preencheu o naipe das sobremesas.

A última refeição constou de paté do mar (activo e suculento), salada de polvo (tenrura e bom tempero) e lulas grelhadas as quais surgiram na mesa coadjuvadas por batatas cozidas e feijão verde. As lulas de fresca-data no mostruário de peixes, polvilhadas com gotas de vinagre e azeite de grato quilate constituíram grácil festim a dispensar sobremesa.

Esta casa de comeres é pródiga em mariscos e a sua lista de vinhos inclui algumas referências muito conhecidas, disso falarei noutra crónica.

PUB

Serviço atento e expedito. Para já aceita reservas, no pináculo do Estio não.

Armando Fernandes

Aceita cartões de crédito. Encerra às terças-feiras. Estacionamento nas imediações. Estrada Marginal Norte. Telefone 262 785 186. Peniche

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here