Ponte de Sor | Projeto Kiitos junta inglês, música e brincadeiras no encerramento das Festas da Cidade

Festival Kiitos, no último dia das Festas da Cidade de Ponte de Sor, 2019. Créditos: CMPS

O Festival Kiitos encerrou as Festas da Cidade de Ponte de Sor com muita música, diversão e cor. A Zona Ribeirinha da cidade foi palco de uma festa que teve como personagem principal o koala Kiitos e os amigos Miss Pula Pula, Corky Avioneta, Lili Chocolate e Miss Poppy. Mas foi sobretudo um espetáculo que revelou o resultado de um projeto municipal com abordagem pedagógica integrada da educação pré-escolar, que promoveu a aprendizagem precoce de uma segunda língua e a educação musical. O projeto Musicando também subiu ao palco para cantar em português e inglês em conjunto com a Orquestra Infanto-Juvenil da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

PUB

A grande novidade das Festas da Cidade de Ponte de Sor em 2019 apresentou-se na segunda-feira, 8 de junho, no anfiteatro da Zona Ribeirinha com o nome de Festival Kiitos. Na verdade, o programa não integrou apenas um espetáculo musical final mas um dia cheio de atividades para a pequenada, com jogos e brincadeiras, aprendizagens e diversões.

Ao início da noite o anfiteatro da Zona Ribeirinha recebeu então a personagem principal, o koala Kiitos e os amigos: Miss Pula Pula, Corky Avioneta, Lili Chocolate e Miss Poppy, e ainda a Bolota, mascote do Festival de Artes de Rua.

Festival Kiitos, no último dia das Festas da Cidade de Ponte de Sor, 2019. Créditos: mediotejo.net

O Kiitos é a imagem do projeto educativo do Município de Ponte de Sor que aposta no ensino bilingue e no desenvolvimento global das crianças, preparando e equipando-as para os desafios do século XXI.

Na verdade, o Kiitos@21st Century Preschools é um projeto internacional, que decorreu entre 2015 e 2018 visando “uma abordagem pedagógica integrada da educação pré-escolar, promovendo a aprendizagem precoce de uma segunda língua e a educação musical”, segundo informa a Direção-Geral da Educação.

PUB

Mas o espetáculo de encerramento das Festas da Cidade não se ficou apenas pelo koala Kiitos, mascote do projeto que levou até às salas de aula dos alunos do ensino público pré-escolar, além da educadora, um professor de inglês e outro de música. O auditório pôde ainda ouvir canções pelas vozes dos alunos do 1º e 2º ciclo, através do projeto Musicando, e escutar a música da Orquestra Infanto-Juvenil da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Assim, o espetáculo foi dividido em duas partes. Na primeira; o Kiitos – Projeto de iniciação à língua inglesa e orientação musical na educação pré-escolar, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ponte de Sor, implementado nos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.

Projeto Musicando no Festival Kiitos, no último dia das Festas da Cidade de Ponte de Sor, 2019. Créditos: CMPS

As crianças, acompanhadas pelos personagens do projeto, cantaram e dançaram ao som das músicas e das canções originais, criadas pelas próprias em colaboração com a equipa de educadores, professores de inglês e de educação física.

E na segunda, o projeto Musicando, que surge na sequência do trabalho desenvolvido no âmbito das AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular na área da Música, promovidas pelo Município de Ponte de Sor igualmente em parceria com o Agrupamento de Escolas do concelho.

Este projeto, que visa estimular a prática musical em grupo, possibilitando às crianças uma vivência estimulante, alegre, socializadora e potenciadora de uma formação global, envolveu cerca de 100 crianças de Ponte de Sor, Montargil e Galveias. Os alunos do 1º CEB inscritos em Música no âmbito das AEC e alunos do 2º ciclo, são então os destinatários do Musicando, projeto que arrancou em 2012.

Projeto Musicando no Festival Kiitos, no último dia das Festas da Cidade de Ponte de Sor, 2019. Créditos: CMPS

A criatividade, a memória, a disciplina, a concentração e o trabalho de equipa são elementos inerentes a este trabalho, que pode ser comprovado durante o espetáculo apresentado, quer através das sete canções cantadas em português e em inglês, quer em parceria com a Orquestra Infanto-Juvenil da Câmara Municipal de Ponte de Sor, com cerca de 20 músicos em palco.

Diga-se que o espetáculo, que encerrou as Festas, mereceu ensaios durante todo o ano letivo e também na semana de férias ativas, onde o momento foi preparado.

A aprovação do projeto Kiitos@21stCentury Preschools surgiu na sequência de candidatura ao Programa Erasmus +, em 2015, pela Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Projeto Musicando no Festival Kiitos, no último dia das Festas da Cidade de Ponte de Sor, 2019. Créditos: CMPS
Projeto Musicando e a Orquestra juvenil da Câmara Municipal de Ponte de Sor no Festival Kiitos, no último dia das Festas da Cidade de Ponte de Sor, 2019. Créditos: mediotejo.net

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here