Ponte de Sor | Festas da Cidade são sinónimo de “alegria e confraternização” (C/VIDEO e FOTOS)

Festas da Cidade de Ponte de Sor 2019. Créditos: mediotejo.net

As Festas de Ponte de Sor já começaram para celebrar aquilo que de melhor o concelho tem para oferecer mas também os 34 anos de elevação a cidade. Durante cinco dias, até 8 de julho, Dia da Cidade, a zona ribeirinha é palco da mostra de artesanato, gastronomia representativa das freguesias do concelho, da Feira Agro-Florestal e animação noturna. A abertura oficial decorreu na quinta-feira, 4 de julho, junto aos 63 expositores de artesanato, logo ao lado das sete tasquinhas das freguesias e também da azáfama dos últimos preparativos no anfiteatro que receberá os vários espetáculos musicais.

PUB

A abertura oficial das Festas da Cidade de Ponte de Sor decorreu na tarde desta quinta-feira, com a visita do Executivo municipal aos 63 expositores da mostra de artesanato. As palavras que antecederam a visita estiveram a cargo da vereadora da Cultura, Turismo e Ambiente, Alda Falca, que ao lado do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário (PS), e do presidente do Turismo do Alentejo/Ribatejo, António Ceia da Silva, agradeceu a participação de todos fazendo votos “de boas Festas” notando que o programa pretende responder a públicos diversos, distinguindo-se pela qualidade dos artistas convidados.

Trata-se de um evento organizado pelo Município no sentido de divulgar a cultura, a gastronomia e também o tecido empresarial e agrícola do concelho, nomeadamente através da Feira Agro-Florestal promovida pela Aflosor também com o objetivo de promover o território.

Festas da Cidade de Ponte de Sor 2019. António Ceia da Silva e Hugo Hilário entre a comitiva municipal. Créditos: mediotejo.net

Durante estes cinco dias de Festa, o presidente da Câmara Municipal espera “alegria e confraternização” onde “também se possa celebrar aquilo que têm sido as conquistas dos últimos tempos no concelho” disse ao mediotejo.net. Hugo Hilário considera que o certame encerra “a estratégia cultural” do Executivo e “as políticas transversais ao nível da cultura”.

Dando conta que Ponte de Sor “está no bom caminho, do progresso e da evolução” referiu “uma série de atividades destinadas aos mais novos” mas também “aos menos novos, muita prata da casa mas igualmente grupos de renome”.

PUB

A novidade apresenta-se no Festival Kittos, com o nome do projeto educativo do Município para a aprendizagem da língua inglesa, destinado aos alunos do ensino público pré-escolar do concelho de Ponte de Sor.

“Além de ser um projeto premiado a nível internacional deu origem este ano, apelando à nossa criatividade, a um festival” para a pequenada a ter lugar no Dia da Cidade, explica o autarca.

O Festival Kiitos, no dia 8 de julho, tendo como personagem principal o koala Kiitos, acontece assim à imagem do projeto educativo do Município de Ponte de Sor que aposta no ensino bilingue e no desenvolvimento global das crianças. O Festival Kiitos apresenta-se como um espetáculo musical com a presença especial das personagens Miss Pula Pula, Corky Avioneta, Lili Chocolate e Miss Poppy.

Festas da Cidade de Ponte de Sor 2019. Créditos: mediotejo.net

Referindo-se também à Feira Agro-Florestal, evento que decorre em paralelo, Hugo Hilário disse ser uma preocupação do Executivo a associação dos diversos sectores onde o Município tem responsabilidades.

“Se pudermos associar a estes eventos lúdicos e culturais as atividades económicas mais tradicionais do território, temos essa obrigação”. Ou seja, “além da atividade económica na vertente dos expositores, do comércio, também a promoção das próprias associações e um colóquio temático relacionado com o setor agro-florestal, ou agro-alimentar ou agricultura, vai complementar” as Festas da cidade de Ponte de Sor.

A VII Feira Agro-Florestal arranca esta sexta-feira, dia 5, para ficar até domingo, e é um evento que visa refletir, debater e promover a ruralidade, os produtos rurais e endógenos.

Relativamente ao número de visitantes “as expetativas são altas”, diz Hugo Hilário, notando um crescimento anual de visitas.

Além das propostas culturais, da mostra de artesanato e da programação musical, o visitante pode apreciar os petiscos do concelho de Ponte de Sor nas sete tasquinhas das freguesias representadas no recinto das festas.

Festas da Cidade de Ponte de Sor 2019. Créditos: mediotejo.net

O ambiente também não foi esquecido e mais uma vez as Festas da Cidade contam com uma componente de preservação ambiental, com o Executivo a querer que em 2019 as Festas sejam um “ecoevento”.

Nesse sentido, encontram-se distribuídos pelo recinto da zona ribeirinha contentores para a separação de resíduos e também painéis informativos de sensibilização. O ‘ecocopo’ continua a ser uma realidade no sentido de incentivar a reutilização.

OIÇA AQUI AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE:

Ponte de Sor/ Na Cerimónia de abertura das Festas da Cidade e da Mostra de Artesanato o presidente da Câmara Municipal, Hugo Hilário, fala sobre a importância das Festas e destaca algumas iniciativas.

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 4 de julho de 2019

Paulo de Carvalho com Big Band, Jorge Palma e Anaquim são os cabeças de cartaz nas Festas deste ano, contando ainda o programa com a atuação da Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor, da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor, DJ’s, e passeio pedestre .

Destaque ainda para o Festival Bolota, no dia 6 de julho, a terceira edição do Festival Internacional de Artes de Rua que conta com 10 espetáculos, espalhados por cinco locais, e traz à cidade malabarismo, palhaços e magia.

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here