Ponte de Sor | Associação de produtores promove Workshop sobre investigação e inovação no mercado da cortiça

A AFLOSOR (Associação de Produtores Agro-Florestais da Região de Ponte de Sor) organiza no próximo dia 5 de julho um Workshop sobre Investigação e Inovação aplicadas ao Montado de Sobro. A iniciativa irá decorrer no Auditório e Centro de Artes e Cultura, estando integrada na VII Feira Agro-florestal, que decorre em Ponte de Sor entre os dias 5 e 7 de julho. A participação é gratuita mas, uma vez que os lugares são limitados, a inscrição dos interessados deve ser realizada antecipadamente aqui.

PUB

A importância económica deste sector, que representa uma fatia muito significativa na economia do país e nas exportações nacionais, torna ainda mais importante debater as perspetivas futuras do mercado da cortiça, bem como dos seus usos e contributos.

A constante aposta na inovação tecnológica, por parte da indústria, e a procura de respostas que mantenham a sanidade dos sobreiros, por parte da produção, estarão em foco neste Workshop, promovido por esta associação sem fins lucrativos que presta apoio técnico florestal e agrícola e promove a formação profissional e projetos de investigação na área do montado de sobro.

O GO PLATISOR, que visa a investigação do Platypus cylindrus, causador de elevada mortalidade em sobreiros, será um dos projetos apresentados, a par de outros que visam a aquisição de conhecimentos sobre os agentes patogénicos desta espécie. São projetos que juntam em consórcio as associações de produtores, os investigadores e empresas privadas, em prol do conhecimento e da busca por soluções.

Haverá também lugar à apresentação e debate de novos conceitos tecnológicos e ambientais. Num contexto de definições de novas políticas agrícolas, dar-se-á a conhecer o contributo possível do montado de sobro para a definição de algumas dessas políticas, como os eco esquemas, ou como os sistemas agroflorestais extensivos podem contribuir para uma política agrícola, mais verde e diferenciadora.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here